O papa Bento 16 se reunirá nesta semana com o chefe de Relações Exteriores do Patriarcado Ortodoxo Russo, arcebispo Hilarion Alfeiev, segundo um comunicado divulgado nesta segunda-feira pela Santa Sé.

De acordo com o texto, Alfeiev foi convidado pelo Pontifício Conselho para a Promoção da União dos Cristãos, presidido pelo cardeal Walter Kasper, para visitar Roma entre os próximos dia 15 e 20.

“A visita testemunha a continuidade das boas relações entre o Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos e o Departamento para as Relações Eclesiásticas Externas do Patriarcado, que nos últimos anos foram sempre mais confirmadas”, destaca a nota.

Durante a sua permanência em Roma, Alfeiev será recebido por Bento 16, além de se reunir com Kasper, com o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarcisio Bertone, com o prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais, cardeal Leonardo Sandri, e com o presidente do Pontifício Conselho para a Cultura, Dom Gianfranco Ravasi.

Esta será a primeira visita que o arcebispo fará a Roma como chefe de Relações Exteriores do Patriarcado Ortodoxo Russo, cargo que assumiu no ano passado, em substituição ao metropolita Kirill de Smolensk e Kaliningrado, eleito em janeiro o novo Patriarca de Moscou.

As igrejas ortodoxas se separaram da Igreja Católica no grande cisma de 1054, mas recentemente têm se reaproximado aos poucos. Em 2007, católicos, lideranças ortodoxas gregas e cipriotas e o Patriarcado Ecumênico de Constantinopla assinaram um texto que reconhece a primazia do papa –embora sem explicitar em que termos essa primazia se manifesta–, mas a Igreja Ortodoxa Russa, que congrega quase a metade dos ortodoxos do mundo, abandonou o encontro em que o texto foi assinado.

Em janeiro deste ano, quando fez sua oração anual pela unidade dos cristãos, o papa disse que as fragilidades do homem e o pecado impedem a plena comunhão dos seguidores de Cristo. a recomposição da unidade cristã exige “todos os esforços e energias” dos cristãos.

O papa declarou que não cabe aos cristãos decidir quando e como essa unidade será atingida. “Só Deus sabe”, afirmou.

Fonte: Folha Online

Comentários