O Papa Bento XVI lamentou a tendência a exaltar a violência e a pornografia nos programas de rádio e televisão para crianças e adolescentes, em uma mensagem divulgada nesta quarta-feira pelo Vaticano e destinada aos meios de comunicação.
O Sumo Pontífice questiona a “concorrência comercial que leva em algumas ocasiões os profissionais da comunicação a reduzir o nível de seus programas para jovens na televisão, assim como os filmes e video games.
“Toda a tendência a produzir programas – incluindo filmes de animação e jogos eletrônicos – que exaltam a violência e refletem comportamentos anti-sociais ou que, em nome do entretenimento, trivializam a sexualidade humana, é uma perversão”, escreveu.
“Como se poderia explicar este ‘entretenimento’ aos inúmeros jovens inocentes que são vítimas realmente da violência, exploração e abuso?”, questiona o chefe da Igreja Católica.
“Estimulo novamente os dirigentes da indústria destes meios de comunicação para que formem e motivem os productores a proteger o bem comum, a preservar a verdade, a proteger a dignidade humana individual e a promover o respeito pelas necessidades da família”, destacou.
A mensagem foi publicada esta quarta-feira por ocasião do dia de São Francisco de Sales, patrono dos jornalistas, e será divulgado por ocasião da 41ª Jornada Mundial para as Comunicações Sociais, que será celebrado no dia 20 de maio de 2007.
Fonte: AFP
