O papa Bento 16 afirmou que a renovação da Igreja Católica perante as denúncias de abusos contra membros do clero não é obtida somente “com mudanças nas estruturas”, mas “com sincero espírito de penitência e caminho ativo de conversação”.
Citando escritos de Santa Hildegarda de Bingen, religiosa beneditina alemã que viveu no século 12, o pontífice assinalou que esta é “uma mensagem para não esquecer”, durante a audiência geral desta quarta-feira.
O papa se referiu aos escândalos que envolveram padres e freiras acusados de cometer ou acobertar crimes de pedofilia, cujas denúncias foram intensificadas a partir do segundo semestre de 2009. As suspeitas, reportadas em diversos países –como Alemanha, Irlanda, Estados Unidos, Itália e Brasil– causaram uma das piores crises na história recente da instituição.
[b]PREPARATIVOS[/b]
Ainda hoje, Bento 16 comentou a visita que fará na próxima semana ao Reino Unido, onde estará entre os dias 16 e 19 deste mês. “Não vejo a hora de empreender minha viagem”, assegurou ele, enviando “saudações de coração ao povo do Reino Unido”.
“Estou muito agradecido à Sua Majestade a Rainha [Elizabeth 2ª] e à Sua Graça o arcebispo de Canterbury [Rowan Williams]”, continuou o pontífice, aludindo ao convite recebido e declarando que espera “encontrá-los”.
Em inglês, ele admitiu saber “que é preciso muito trabalho para preparar a visita”, não só da comunidade católica, mas do governo e das autoridades locais da Escócia (onde o papa estará no dia 16, em Edimburgo e Glasgow), de Londres (dias 16, 17, 18 e 19) e de Birmingham (dia 19), da mídia e dos serviços de segurança.
“Quero dizer o quanto aprecio os esforços que tornaram possível assegurar que os vários eventos programados sejam verdadeiramente celebrações alegres”, acrescentou Bento 16. “Mais que tudo, agradeço às inúmeras pessoas que pregaram pelo sucesso da visita e por uma grande efusão da graça de Deus sobre a Igreja e o povo desta nação”, completou.
O chefe de Estado do Vaticano disse também que será “uma particular alegria” “beatificar o venerável John Henry Newman” (1801-1890), na cerimônia marcada para o dia 19 em Birmingham, em uma das quatro missas da agenda da viagem.
“Este inglês verdadeiramente grande viveu uma vida de sacerdócio exemplar e, através de seus muitos escritos, deu uma fundamental contribuição à Igreja e à sociedade, tanto em sua terra natal quanto em muitas outras partes do mundo. Espero e rezo para que cada vez mais pessoas se beneficiem de sua delicada sabedoria e se inspirem por seu exemplo de integridade e santidade de vida”, exortou.
“Lamento não poder visitar todos os lugares e encontrar todos, mas quero que saibam que lembro-os e os recordo em todas as minhas orações”, apontou Bento 16, encerrando a mensagem com uma bênção ao povo do Reino Unido.
Ainda durante a audiência geral, o papa voltou a falar sobre a importância das mulheres na Igreja, ressaltando que elas podem dar uma contribuição especial porque são “capazes de falar de Deus com peculiar inteligência e sensibilidade”.
“Encorajo para que todos aqueles que desenvolvem esse serviço façam-no com profundo espírito eclesial, acompanhando-o com oração e olhando à grande riqueza das tradições místicas medievais, e sobretudo modelos luminosos como Hildegarda”, assinalou Bento 16, em referência a Santa Hildegarda de Bingen.
“Invoquemos o Espírito Santo para que nos dê mulheres santas e corajosas, que façam sua preciosa e peculiar contribuição para o crescimento espiritual da comunidade e da Igreja do nosso tempo”, arrematou ele.
[b]Fonte: Folha Online
[/b]