O Departamento de Justiça está investigando incidentes de aparente ação antimuçulmanos em quatro Estados, incluindo o esfaqueamento de um motorista de taxi muçulmano em Nova York.

Agentes do FBI (polícia federal americana) e investigadores da divisão de direitos humanos estão averiguando vandalismos e outros incidentes em mesquitas ou locais de construção de mesquitas em Arlington, Texas; Murfreesboro, Tennessee; Madera, Califórnia; e Waterport, Nova York.

As investigações criminais foram confirmadas pela porta-voz da divisão de direitos humanos Xochitl Hinojosa, em resposta à um questionário da Associated Press.

O procurador geral Eric Holder se encontrou nesta terça-feira com líderes muçulmanos e de outras religiões para discutir os ataques e a polêmica sobre a construção de uma mesquita perto de onde ficava o World Trade Center, atingido pelos atentados terroristas de 11 de setembro de 2001.

“O procurador geral reiterou o forte comprometimento do Departamento em processar crimes de ódio, e notou vários avanços”, disse o porta-voz da Justiça, Matthew Miller. “Nos últimos 18 meses, o Departamento processou três homens que queimaram uma mesquita em Tennessee, dois outros que queimaram uma igreja afroamericana em Massachusetts, e outro que pichou ameaças em uma sinagoga no Alabama, entre outros casos. A violência contra indivíduos ou instituições baseada em tendências religiosas é intolerável e o Departamento vai levar à justiça qualquer um que cometer tais crimes.”

Os líderes religiosos buscavam uma declaração pública de Holder condenando os crimes de ódio e uma ordem para o seu serviço de relações com a comunidade para tentar reverter os planos de um padre na Flórida, que quer queimar cópias do Alcorão no sábado, o 9º aniversário dos ataques de 11/9.

A Casa Branca, o Pentágono e o Departamento de Estado alertaram que o ato poderia pôr em risco soldados e civis americanos no exterior. Mas o padre Terry Jones disse que pretende ir adiante.

[b]INVESTIGAÇÕES
[/b]
Entre os incidentes sendo investigados como potenciais crimes de ódio, todos entre julho e agosto, estão:

Um motorista de táxi muçulmano em Nova York teve o rosto e a garganta cortados em um suposto crime de ódio. Michael Enright, de Brewster, Nova York, foi indiciado sob acusações de crime de ódio pelo ataque e pode enfrentar acusações de agressão e tentativa de assassinato.

O incêndio no local de uma futura mesquita em Murfreesboro, onde líderes do centro Islâmico local ganharam permissão para construir uma nova mesquita após superar o espaço alugado.

Um tijolo quase acertou uma janela no Centro Islâmico Madera, no centro da Califórnia, onde mensagens deixadas para trás afirmam: “Acordem EUA, o inimigo está aqui” e “Nenhum templo para o deus do terrorismo”.

Um incêndio e uma pichação no Centro Islâmico Dar el Eman em Arlington, no Texas.

A polícia prendeu cinco adolescente após o filho de um dos fundadores de uma mesquita em Waterport, Nova York, em Lake Ontario ter sido atingido por um veículo. Um adolescente foi acusado de atirar para o alto perto da mesquita poucos dias antes.

[b]Fonte: Folha Online[/b]

Comentários