O Papa Bento XVI viajará a Nova York em maio de 2008, onde fará um discurso na sede das Nações Unidas, confirmaram fontes vaticanas.
A visita será realizada na primeira quinzena de maio. As fontes afirmaram que ainda não se sabe se a viagem se limitará a Nova York ou incluirá outras cidades.
O Pontífice se reunirá com o presidente dos Estados Unidos, George Bush.
O Papa aceitou em abril o convite para visitar o Palácio de Cristal, sede das Nações Unidas, feito pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, durante uma audiência no Vaticano.
Bento XVI será o terceiro Papa que falará na tribuna de oradores do Palácio de Cristal, assim como João Paulo II (1979 e 1995) e Paulo VI (1965).
Esta será a oitava viagem ao exterior do Papa desde que foi eleito Pontífice, e a primeira de 2008.
Além de Nova York, o Pontífice irá em 2008 à Austrália para assistir à 22ª Jornada Mundial da Juventude e a Lourdes (França), por ocasião do 150º aniversário da aparição de Nossa Senhora à pastora Bernadette Soubirous.
A data ao santuário francês ainda não foi fixada. Fontes da Conferência Episcopal Francesa asseguraram que esperam o Papa no primeiro semestre, mas o Vaticano não descarta que possa ser no segundo.
João Paulo II visitou este santuário em 1983 e em agosto de 2004, na última viagem do Papa ao exterior. Em seus quase 27 anos de Pontificado, João Paulo II fez 104 viagens e visitou 129 países.
Fonte: EFE