O papa Bento 16 celebrou parte da missa de domingo de costas para os fiéis, reintroduzindo um antigo ritual que não era utilizado há décadas.

O papa usou o antigo altar da Capela Sistina, colocado contra a parede e sob a representação dramática do “Juízo Final”, de Michelangelo, em vez de utilizar o altar localizado em uma plataforma móvel que permitia ao seu antecessor João Paulo 2o ficar de frente aos fiéis.

Segundo um comunicado do escritório do Vaticano para cerimônias litúrgicas, foi decidido usar o antigo altar, onde são colocadas as urnas durante as eleições papais, em respeito à “beleza e harmonia dessa jóia arquitetônica”.

Isso significa que pela primeira vez neste tipo de celebração desde o Concílio Vaticano Segundo (1962-65), o papa virou-se de costas para os fiéis e ficou de frente para a cruz. Bento 16 também leu seu sermão de um antigo trono de madeira à esquerda do altar usado por Pio 9o no século 19.

O conservador pontífice alemão está reintroduzindo aos poucos alguns dos antigos rituais que foram esquecidos após o Concílio Vaticano Segundo, que substituiu o latim por idiomas locais, modernizou a Igreja e incentivou o diálogo inter-religioso.

Fonte: Reuters

Comentários