Papa Francisco cabisbaixo
Papa Francisco cabisbaixo

Durante uma visita de três dias a Singapura, o Papa Francisco declarou que “todas as religiões são um caminho para Deus”, provocando uma reação negativa entre os líderes religiosos nos EUA.

A declaração foi feita em um encontro inter-religioso com jovens em uma faculdade católica pouco antes de sua partida de volta para Roma.

Saindo de seus comentários preparados, Francisco falou de improviso, afirmando que religiões diferentes são como “idiomas diferentes” para se chegar a Deus.

“Se você começar a lutar, ‘minha religião é mais importante que a sua, a minha é verdadeira e a sua não’, aonde isso nos levará?”, ele perguntou”, de acordo com Crux Now. “Só existe um Deus, e cada um de nós tem uma linguagem para chegar a Deus. Alguns são xeques, muçulmanos, hindus, cristãos, e eles são caminhos diferentes [para Deus].”

Reagindo aos comentários do pontífice, o bispo Joseph Strickland, que supervisionou a Diocese Católica Romana de Tyler, Texas, até sua demissão pelo Vaticano no ano passado, disse em um post no X : “Por favor, orem para que o Papa Francisco declare claramente que Jesus Cristo é o único Caminho. Negar isso é negá-Lo. Se negarmos Cristo, Ele nos negará, Ele não pode negar a Si mesmo.”

Strickland foi afastado por discordar de Francisco sobre a questão de proibir políticos católicos pró-aborto de receber a comunhão e sobre o grau em que o alcance da comunidade LGBT é aceitável na Igreja Católica. Uma petição criada em defesa de Strickland no ano passado disse que ele foi afastado porque “corrigiu publicamente várias declarações heterodoxas do Papa Francisco”.

Francisco, referindo-se à natureza universal de Deus, afirmou: “Uma vez que Deus é Deus para todos, então somos todos filhos de Deus”.

Em Cingapura, os católicos constituem cerca de 3,5% da população, com cristãos em 19%, budistas em 31%, muçulmanos em 15% e minorias significativas hindus e sikhs.

Francisco também encorajou os jovens a se engajarem e sustentarem o diálogo inter-religioso. “Para o diálogo inter-religioso entre os jovens, é preciso coragem, porque a juventude é o momento da coragem em nossas vidas”, disse ele.

O padre Calvin Robinson, que recentemente se mudou da Inglaterra para liderar uma igreja no oeste de Michigan, também repreendeu a declaração do papa em um post no X : “Esta é uma declaração contra as escrituras do Papa Francisco. As Escrituras nos ensinam o oposto. O portão para o [C]éu é estreito.

Robinson acrescentou: “Nas próprias palavras de Cristo: ‘Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim.'”

Os comentários do papa ocorrem em meio a reações de setores católicos conservadores, que lembram controvérsias passadas.

Francisco já havia enfrentado críticas e acusações de heresia nas redes sociais em maio por afirmar que o coração humano é “fundamentalmente bom” durante uma entrevista no “60 Minutes”.

Quando perguntado pela entrevistadora Norah O’Donnell o que lhe dá esperança sobre o mundo, o papa respondeu “tudo”, citando atos de bondade das pessoas como prova da bondade inerente da humanidade.

“Você vê tragédias, mas também vê tantas coisas bonitas”, ele disse. “Você vê mães heroicas, homens heroicos, homens que têm esperanças e sonhos, mulheres que olham para o futuro. Isso me dá muita esperança. As pessoas querem viver. As pessoas seguem em frente. E as pessoas são fundamentalmente boas. Somos todos fundamentalmente bons. Sim, há alguns canalhas e pecadores, mas o coração em si é bom.”

Na época, muitos comentaristas do X criticaram Francisco por suas observações, com alguns acusando-o de não compreender o ensinamento básico do Evangelho. Outros citaram partes das Escrituras que ensinam que somente Deus é bom e que a humanidade tem uma natureza pecaminosa.

Alguns usuários do X notaram que o comentário de Francisco parecia ser um exemplo de pelagianismo, uma heresia do século V que negava o pecado original e ensinava a bondade essencial da humanidade.

Durante sua viagem ao Cazaquistão em 2022, ele fez declarações semelhantes. O bispo auxiliar Athanasius Schneider de Astana, um crítico frequente, comentou então sobre o risco de criar um “supermercado de religiões”.

Folha Gospel com informações de The Christian Post

Comentários