O papa Bento XVI pediu ontem “um ato de clemência” para os três cristãos condenados à pena de morte na Indonésia. Em uma mensagem ao presidente indonésio, Susilo Yudhoyono, o pontífice solicitou que o gesto seja considerado “desde um ponto de vista humanitário, e tendo em conta a particularidade do caso”.

Frente à notícia da iminente execução de Fabianus Tibo, Domingus da Silva e Marinus Riwu, condenados à morte pelos atos de violência ocorridos em Pso (Indonésia), no ano de 2000, o secretário de Estado do Vaticano, Angelo Sodano, enviou um telegrama ao presidente da Indonésia em nome do Papa.

“Em nome de Bento XVI me dirijo para pedir sua intervenção em nível humanitário, e à luz da particularidade do caso, para que possa ser garantido um ato de clemência a esses três cidadãos católicos de sua nação”, diz a mensagem.

“Acrescentando minha voz a outras, quero também destacar a posição da Igreja Católica, que em várias ocasiões se manifestou contra a pena de morte”, continua. O texto é concluído com os votos de que “este apelo possa levar a um resultado positivo”.

Fonte: ANSA

Comentários