O Papa Bento XVI tem um encontro no dia 13 de maio em Aparecida (São Paulo) com os bispos da América Latina durante a abertura da 5ª conferência geral, anunciou no Vaticano um prelado brasileiro, o padre David Gutierrez Gutierrez.
Bento XVI, cuja viagem ao Brasil será a primeira fora da Eurásia, se dirigirá nesta ocasião às populações da América Latina num momento em que vários países do continente passam por mudanças políticas e processos de democratização.
A conferência do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM), que durará 18 dias, será aberta por uma missa ao ar livre celebrada pelo Papa no santuário de Aparecida.
O programa e a duração desta primeira viagem do soberano pontífice ao exterior em 2007 ainda não são conhecidos, indicou o padre David Gutierrez Gutierrez, porta-voz do CELAM, durante uma entrevista coletiva no Vaticano.
Ele precisou que Bento XVI se encontrará depois da missa com os 270 participantes da assembléia da CELAM, entre eles 176 bispos, e dirigirá uma mensagem aos povos do continente.
Esta assembléia de bispos católicos também discutirá a concorrência cada mais ativa das seitas, a pobreza e a exclusão no continente assim como as conseqüências da globalização, indicou o padre Gutierrez.
O documento preparatório, que será publicado em fevereiro, também deverá tratar da violência, do tráfico de drogas, do papel das mulheres, dos jovens, assim como “da situação política, sob o pano de fundo das mudanças recentes na América Latina”, acrescentou.
A primeira assembléia da CELAM ocorreu em 1955 no Rio de Janeiro e a última remonta a 1992, em Santo Domingo.
Fonte: AFP