O pastor de Megaigreja, Andy Stanley, não acredita que os Dez Mandamentos se aplicam aos cristãos modernos. O conhecido autor está pedindo aos cristãos que parem de criar monumentos dedicados aos Dez Mandamentos, pois eles não se aplicam mais aos cristãos.
Nos últimos dois anos, os monumentos dos Dez Mandamentos tornaram-se o tema controverso de muitos debates e ações judiciais de livre expressão.
Em dezembro, uma cidade de Ohio mudou tanto um monumento dos Dez Mandamentos quanto um presépio depois que um grupo ateu de Wisconsin contatou a cidade, alegando que os monumentos não deveriam estar em propriedade pública.
Em outubro de 2017, a Suprema Corte dos EUA forçou um prédio da prefeitura em Bloomfield, no Novo México, a remover seu monumento dos Dez Mandamentos, chamando-o de inconstitucional.
Em dezembro de 2017, um grupo ateu tentou forçar a pequena cidade de Somersworth, em New Hampshire, a remover o monumento dos Dez Mandamentos do centro da cidade. Ao contrário de muitos desses casos, a cidade acabou mantendo o monumento.
Em uma coluna na revista Relevant Magazine, o pastor Stanley explicou seu raciocínio por trás de sua alegação controversa de que “os dez mandamentos são da antiga aliança”.
O pastor fez a seguinte pergunta: “Se nós vamos criar um monumento para atestar nossa fé, não deveria ser pelo menos um monumento de algo que realmente se aplica a nós?”
“Os participantes da nova aliança (isto é, os cristãos) não são obrigados a obedecer a nenhum dos mandamentos encontrados na primeira parte de suas Bíblias”, escreveu Stanley. “Os participantes da nova aliança devem obedecer ao mandamento único que Jesus deu como parte de sua nova aliança: como eu amei você, então você deve amar um ao outro.”
Stanley citou o Sermão do Monte encontrado em Mateus , levantando outra questão: “Mas quantas vezes você viu cristãos tentando postar o texto do sermão da montanha em um lugar público? Ou o mandamento abrangente que Jesus nos deu?
Stanley argumenta que o único mandamento, amar a Deus e aos outros, é “um substituto para tudo na lista existente. Incluindo os dez grandes.
“Assim como sua nova aliança substituiu a antiga aliança, o novo mandamento de Jesus substituiu todos os antigos mandamentos”, sustentou Stanley.
O pastor da mega-igreja acrescentou que, infelizmente, muitas igrejas colocaram muita ênfase na antiga aliança, fazendo com que cometessem males. Ele argumentou que, embora “Jesus fosse prefigurado no antigo pacto, ele não veio para estendê-lo”.
Ele então fez outra pergunta: “Caro leitor cristão: Por quê? Por quê? Por que seríamos tentados a voltar atrás da cruz para tomar emprestado uma aliança que era temporária e inferior a aliança estabelecida para nós no Calvário? ”
Stanley também apontou que você não pode escolher qual aliança você seguirá como cristão. Ele afirmou que quando Jesus foi feito o sacrifício vivo, muitas regras antigas foram embora, os Dez Mandamentos, entre muitos outros.
“A nova aliança substituiu a antiga. A aliança estabelecida por Jesus retirou a aliança que Deus estabeleceu com a nação de Israel. É por isso que a maioria dos cristãos não se importa com um pouco de bacon com seus ovos ”, disse Stanley.
“Precisamos parar de misturar o antigo com o novo”, acrescentou. “A igreja tem o terrível hábito de reposicionar seletivamente os aspectos da antiga aliança e contrabandeá-los para a nova”, disse Stanley.
Fonte: CBN News