Pastor Joshua Harris is the author of books such as 'I Kissed Dating Goodbye' and 'Boy Meets Girl.'(Facebook/Joshua Harris)
Pastor Joshua Harris is the author of books such as 'I Kissed Dating Goodbye' and 'Boy Meets Girl.'(Facebook/Joshua Harris)

Joshua Harris, autor do popular best-seller evangélico “I Kissed Dating Goodbye” (traduzido para o português com o título “Eu Disse Adeus Ao Namoro”), anunciou que está abandonando a sua fé cristã.

Dias depois de  anunciar via Instagram,  que ele e sua esposa estavam se separandos, Harris, conhecido no início dos anos 2000 como um guru do relacionamento, disse que não é mais um cristão.

“Estamos escrevendo para compartilhar a notícia que estamos separando e continuaremos nossa vida juntos como amigos. Nos últimos anos, algumas mudanças significativas tiveram lugar em nós dois. É com sincero amor um para o outro e a compreensão de nossa história como um casal que estamos a avançar com esta decisão. Esperamos criar um generoso e solidário futuro para os outros e para os nossos três filhos incríveis nos próximos anos.”, disse Harris sobre o fim de seu casamento.

Harris, que foi pastor principal, de 2004 até 2015, da Covenant Life Church, a igreja fundadora do Sovereign Grace Ministries, em Gaithersburg, Maryland, anunciou, também pelo Instagram, que deixou a fé cristã.

“Eu passei por uma grande mudança em relação à minha fé em Jesus”, escreveu ele. “A frase popular para isso é ‘desconstrução’, a frase bíblica é ‘queda’. Por todas as medidas que tenho para definir um cristão, não sou cristão ”.

O autor, agora controverso, disse que é receptivo a “uma forma diferente de praticar a fé”, embora ele admita que “não esteja lá agora”.

“Muitas pessoas me dizem que há uma maneira diferente de praticar a fé e eu quero permanecer aberto a isso, mas eu não estou lá agora.”

Harris também usou o post para emitir um pedido de desculpas e anunciar seu apoio à comunidade LGBTQ. Ele creditou suas antigas perspectivas à sua “auto-justiça” e “abordagem baseada no medo da vida”

“Para a comunidade LGBTQ+, quero dizer que eu peço desculpas pelo que eu ensinei em meus livros e como pastor em relação à sexualidade. Lamento sobre minha posição sobre a igualdade de casamento, por não aceitá-los na igreja e por quaisquer formas que minha escrita e fala tenham contribuído para uma cultura de exclusão e de intolerância. Eu espero que vocês possam me perdoar.⁣⁣”

Harris sugeriu que seu afastamento do cristianismo teve um papel importante na decisão dele e de sua esposa de se separar.

Ele disse, no ano passado, que “não concorda mais com sua ideia central de que o namoro deve ser evitado”, referindo-se ao livro “I Kissed Dating Goodbye”, que era popular nos círculos cristãos conservadores.

“Eu agora acho que o namoro pode ser uma parte saudável de uma pessoa desenvolvendo relacionamentos e aprendendo as qualidades que mais importam em um parceiro”, disse ele.

Harris também disse que chegou a um acordo com o editor do livro para retirar o livro da produção. O livro, que Harris escreveu quando tinha apenas 20 anos, não será mais impresso depois que as atuais cópias em circulação forem vendidas.

“À luz das falhas que vejo agora em I Kissed Dating Goodbye , acho melhor descontinuar sua publicação, assim como outros recursos suplementares ligados a ela (isso inclui os dois livros que escrevi depois dela cujo conteúdo é similar).”

Folha Gospel com informações de CBN News e Wikipedia