Rudolph Brooks, um pastor de 48 anos de Cheltenham, Maryland, nos EUA, foi condenado a 18 meses de prisão federal por obter fraudulentamente mais de US$ 3,5 milhões em empréstimos do Programa de Proteção ao Salário (PPP, sigla em inglês) da COVID-19 e usar parte desses fundos para comprar um Tesla.
A sentença também inclui dois anos de liberdade supervisionada e determina o confisco de bens significativos, incluindo propriedades em Maryland.
Investigações revelaram que, de abril de 2020 a setembro de 2021, Brooks, fundador e pastor sênior do Kingdom Tabernacle of Restoration Ministries em Washington, DC, explorou o programa enviando documentos falsificados para obter empréstimos para empresas sob seu controle, incluindo uma concessionária de automóveis e um ministério, disse Erek L. Barron, procurador dos EUA para o Distrito de Maryland, em um comunicado.
As atividades fraudulentas de Brooks se concentravam em seus negócios, Cars Direct by Gavawn HWD Bob’s Motors, Kingdom Tabernacle of Restoration Ministries e Madaro, LLC. Ele inflou os números de funcionários e as despesas com folha de pagamento em solicitações de empréstimo PPP, garantindo milhões, que ele então usou indevidamente para despesas pessoais.
Compras notáveis incluíram um Tesla Model 3 2018, uma propriedade em Upper Marlboro, Maryland, e gastos extravagantes em mantimentos, itens de varejo e refeições em restaurantes.
A Lei CARES, sob a qual Brooks cometeu a fraude, foi promulgada em março de 2020 para fornecer assistência financeira emergencial aos americanos afetados pela crise econômica causada pela COVID-19.
Brooks se declarou culpado de acusações de fraude eletrônica e lavagem de dinheiro, conforme registros do tribunal da sentença. Como resultado, ele foi ordenado pela juíza Deborah L. Boardman a perder mais de US$ 2 milhões, o veículo Tesla e o imóvel comprado com os fundos obtidos de forma fraudulenta.
O caso contra Brooks envolveu várias agências federais, incluindo o FBI e o IRS.
Brooks foi processado pela Força-Tarefa do Distrito de Maryland, uma das três iniciativas nacionais destinadas a combater fraudes relacionadas à pandemia.
Em uma entrevista com Robin Dorsey do The Impact na WBGR em 2018, Brooks disse que soube que foi chamado por Deus quando tinha cerca de 4 ou 5 anos de idade. Ele ainda observou que foi criado na igreja e seu pai era um ministro.
O site da sua igreja descreve o descreve como “um homem segundo o coração de Deus e apaixonado pelo povo de Deus”.
“O pastor Brooks deseja ver os crentes crescerem espiritualmente e deseja ver a igreja funcionar de acordo com a palavra do Senhor. Seu intenso amor pelo Senhor, espírito implacável e habilidade de tocar o próprio coração de Deus fazem dele um orador memorável. Com seu amor por Deus e estilo de pregação animado, que pode prender a atenção até mesmo dos céticos, o pastor Brooks fala e compartilha o coração de Deus com compaixão e convicção”, observa a igreja.
Folha Gospel com informações de The Christian Post