O reverendo americano e ativista dos direitos civis Jesse Jackson anunciou ontem que viajará ao Irã para pedir ao presidente Mahmoud Ahmadinejad a libertação da jornalista americana de origem iraniana Roxana Saberi, condenada por espionagem.
Durante uma visita à Malásia, Jackson disse que seu pedido se soma aos já apresentados a Teerã pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e por sua secretária de Estado, Hillary Clinton.
No entanto, o reverendo não confirmou a data de sua viagem, pois ainda está à espera de um visto para o Irã.
“Espero que aceitem nosso pedido de clemência e a libertem”, afirmou Jackson, quem no passado protagonizou iniciativas similares.
Saberi, de 31 anos, foi condenada na semana passada a oito anos de prisão por um tribunal iraniano que a considerou culpada de espionar para os EUA.
Inicialmente, ela foi detida em janeiro por suposta compra de uma garrafa de vinho – cujo consumo é proibido no Irã – e depois foi acusada de estadia ilegal no país, porque seu visto de imprensa havia expirado.
No domingo passado, Ahmadinejad surpreendeu a comunidade internacional pedindo “Justiça” para a jornalista e assegurando que ela tem direito de se defender das acusações que pesam contra ela.
Fonte: EFE