Na última segunda-feira (22), Luiz Sayão, pastor titular e líder fundador da Igreja Batista Nações Unidas (IBNU), em São Paulo, informou que está tirando um “período sabático”, devido a problemas de saúde.
“Estou cancelando todos os compromissos. Vou passar uns dias descansando numa pousada. Responderei só mensagens urgentes. Meus vídeos já gravados serão enviados normalmente”, disse o pastor no Instagram.
Sayão foi diagnosticado com encefalomielite miálgica, uma inflamação no cérebro, que ocasiona dores, alergias e inflamações por todo o corpo.
“Sofro dessas dores 24 horas por dia. Tive também um pequeno AVC há algum tempo. Desdobramentos da Covid-19. Já fiz tudo o que existe (detox, vitaminas, etc). Tenho o melhor acompanhamento médico possível (vários especialistas). Tomo mais de 60 nutrientes e suplementos por dia específicos pro meu organismo depois de vários exames, inclusive genéticos. Disciplina alimentar e terapêutica total. Atividades bem reduzidas”, relatou o pastor.
Na publicação, ele contou que neste mês, teve uma crise de saúde séria: “Subida repentina de pressão, dor de cabeça forte e persistente, três pesadelos terríveis com gritos, choro e movimentos bruscos, e um quadro de abalo emocional bem forte”.
‘O Pai sabe de tudo’
Com 32 anos de atuação no ministério pastoral no Brasil e no exterior, Sayão comentou:
“Sempre guardo internamente as emoções. Seguro a minha dor e a de muitas pessoas. Ando muito triste com o sofrimento de gente querida e com os conflitos do mundo. Tenho somatizado tudo isso. De repente, rompeu tudo”.
Muitos cristãos declararam a cura do pastor nos comentários e afirmaram estar orando por ele.
“Estou muito emocionado e agradecido pelas milhares de mensagens recebidas de tanta gente querida: muito apreço e orações. Nem sei como agradecer. Louvo a Deus, porém, do profundo da alma. Ele tem me ensinado de modo afável e lindo”, disse Sayão.
E continuou: “Se for para honrá-lo e amá-lo e abençoar o próximo que Ele faça o que aprouver ao seu desígnio. Eu me lembro de Jesus: ‘Contudo, foi da vontade do Senhor esmagá-lo e fazê-lo sofrer’. (Is 53.10a). Como posso exigir algo? O Pai sabe de tudo. Recebo de bom grado minha dor sem pensar em culpar ninguém”.
“Esse abraço do Pai, tão dolorido, me deixou muito ferido, mas meu coração rebelde ficou mais amável, mais querido. Em tudo fiquei agradecido. Sonho que nunca tinha conseguido. Quando sinto esse abraço forte do Pai de amor, tão querido, o azeite da graça é vertido. E a oração pura flui da lágrima que desenha gratidão no rosto aquecido”, concluiu o pastor.
Luiz Sayão é pastor batista, teólogo, linguista e hebraísta (Mestrado USP). Casado, pai de cinco filhos e avô de dois netos, Sayão é conferencista internacional, professor da área bíblica no Brasil e no exterior (EUA, Portugal), tradutor da Bíblia (NVI, Almeida 21), criador de programas bíblicos Rota 66 (Rádio Trans Mundial), Conversando com Luiz Sayão e 180 graus.
Além disso, o pastor também é consultor editorial e autor de diversos livros e bíblias de estudo. Foi Diretor do Seminário Batista do Sul do Brasil (Rio de Janeiro) e é Diretor da Faculdade Teológica Batista de São Paulo.
Fonte: Guia-me