Pastor Mike Bickle em um vídeo fazendo sua declaração após ser acusado de má conduta sexual. (Foto: Reprodução)
Pastor Mike Bickle em um vídeo fazendo sua declaração após ser acusado de má conduta sexual. (Foto: Reprodução)

O pastor Mike Bickle, 68 anos, fundador da Casa Internacional de Oração de Kansas City (IHOPKC), pediu desculpas na terça-feira pela má conduta do passado que causou “dor, confusão e divisão no corpo de Cristo”.

“Com o coração muito pesado, quero expressar o quão profundamente entristecido estou porque meus pecados passados ​​levaram a tanta dor, confusão e divisão no corpo de Cristo nesta hora”, disse Bickle em um comunicado online.

“Infelizmente admito que há mais de 20 anos pequei ao me envolver em comportamento inadequado – minhas falhas morais eram reais”, escreveu ele.

No final de outubro, antigos líderes da Casa Internacional de Oração, com sede em Kansas City, acusaram publicamente Bickle de abuso sexual, com base em alegações de várias mulheres sobre má conduta que alegadamente durou décadas.

“A credibilidade destas alegações não se baseia em qualquer experiência ou vítima, mas no testemunho coletivo e corroborador das experiências de várias vítimas”, afirmaram os antigos líderes nas suas alegações iniciais.

No mês passado, os atuais líderes do IHOP divulgaram um relatório de uma investigação interna, que, segundo eles, lançava dúvidas sobre a credibilidade das alegações contra Bickle. Eles também resistiram aos apelos para uma investigação independente.

Em sua declaração, Bickle deu poucos detalhes e disse que muitas das acusações contra ele eram falsas. Ele também disse que não estava confessando “as atividades sexuais mais intensas” das quais foi acusado.

“Há muitas deturpações das minhas palavras e ações nestas comunicações, incluindo declarações que estão fora de contexto, muito exageradas ou flagrantemente falsas”, disse Bickle na sua declaração. Ele também disse que achava que seus erros passados ​​foram “tratados e sob o sangue de Jesus”.

No domingo passado, os líderes do IHOPKC anunciaram que contrataram o gerente de crise Eric Volz para servir como porta-voz da organização. Ele disse que o prazo da investigação dependeria da participação das mulheres que fizeram as acusações e de seus apoiadores.

“Honestamente, o tempo que leva depende de vários fatores”, disse ele. “Mas a principal questão será se as supostas vítimas e as partes envolvidas em representá-las estão ou não dispostas a participar. Esperamos que participem para que a verdade possa ser trazida à luz rapidamente”.

O autor e pregador Joel Richardson chamou a declaração de Bickle de uma “jogada de relações públicas”.

“Quero dizer isso em alto e bom som”, disse ele no X, antigo Twitter. “Mike Bickle, confesse tudo antes de destruir mais vidas.”

Numa atualização publicada nas redes sociais, Volz disse que a declaração de Bickle foi “um passo na direção certa” e disse que agora existem duas narrativas concorrentes sobre o alegado abuso. Ele apelou novamente aos defensores e às supostas vítimas para participarem na investigação das alegações contra Bickle.

Bickle concluiu sua confissão dizendo que faria uma pausa prolongada no ministério público, inclusive nas redes sociais.

“Vou recorrer a outros líderes para determinar quanto tempo esta temporada vai durar – pode ser longa e até permanente”, escreveu ele. “Só voltarei ao meu ministério de pregação pública se Deus o confirmar através de outros. Estou em paz com o que Ele quiser”.

Leia a íntegra da declaração do pastor Mike Bickle:

À minha família e amigos,

Com o coração muito pesado, quero expressar o quanto estou profundamente entristecido porque meus pecados passados causaram tanta dor, confusão, e divisão no corpo de Cristo nesta hora. Infelizmente, admito que há mais de 20 anos, pequei ao me envolver em comportamentos inadequados – minhas falhas morais eram reais. (Não estou admitindo as atividades sexuais mais intensas que alguns sugerem). Odeio meu pecado e o vejo como algo sério e doloroso diante de um Deus santo. Eu levo todos os pecados a sério, então nessas ocasiões arrependi-me rápida e sinceramente de uma forma que resultou em receber a segurança de Deus, seguida por uma resolução diária de viver santo em todos os meus caminhos. Deus graciosamente me ajudou a responder naqueles momentos com um coração quebrantado e contrito que estava cheio de tristeza segundo Deus. Até hoje, continuo triste com os fracassos do passado.

Estou angustiado porque meus pecados passados causaram grande dor para minha esposa e família, juntamente com a família IHOPKC, e outros. Lamento profundamente que o meu pecado tenha colocado a liderança e a comunidade do IHOPKC numa posição muito dolorosa e difícil. Pedi perdão à minha família. Agora peço perdão à família IHOPKC e a muitos no corpo de Cristo.

Alguns podem se perguntar por que estou fazendo uma declaração pública agora, mais de 20 anos depois. É porque recentemente fui confrontado sobre coisas que eu disse ou fiz há mais de 20 anos – coisas que eu acreditava terem sido tratadas e sob o sangue de Jesus. Desde que isso agora se tornou público, quero me arrepender publicamente. Em 28 de outubro de 2023, escrevi o primeiro rascunho desta declaração, mas naquele momento ao mesmo tempo, falsas alegações de abuso sexual circulavam contra mim. Recebi aconselhamento jurídico para esperar até tornar minha declaração pública por vários motivos importantes – inclusive criar o mal-entendido de que eu estava confessando às falsas alegações que circulavam. Lamento muito que tenha demorado tanto para que esta declaração pessoal fosse divulgada. Esse atraso criou mais dor, angústia, divisão e muito mais para tantas pessoas que amo. Lamento profundamente por isso.

Desde o final de outubro coisas terríveis foram escritas contra mim em diversas comunicações (blogs, artigos, posts, etc.)
que me descrevem e várias coisas pecaminosas que eu supostamente fiz. Há muitas deturpações de minhas palavras e ações
nestas comunicações, incluindo declarações fora de contexto, muito exageradas ou flagrantemente falsas.

Peço que minha família e amigos não me defendam. Tenho confiança de que o Senhor falará sobre o que Ele vê e diz sobre mim no Seu tempo. Por favor, não se envolva em debates nas redes sociais para me defender e por favor não critique aqueles que estão expressando seu desdém por mim. Por favor, apenas fale bênçãos para eles e sobre eles (Mateus 5:44). Desta forma, nós
podemos minimizar algumas das divisões que o inimigo planejou – e podemos continuar a manter o foco em amar Jesus
e um ao outro. Estou profundamente comprometido em responder àqueles que têm queixas contra mim no espírito do Salmo 18:35 – ambos agora e nos próximos anos. Alguns que falaram contra mim são amigos (continuarei a vê-los como amigos).

Por um longo período, não me envolverei em meu ministério de pregação pública (conferências, mídias sociais, zooms, etc.) — vejo
isso como a disciplina amorosa “atrasada” de Deus em minha vida (Hb 12:6, 11). Contarei com outros líderes para determinar por quanto tempo isso a temporada vai durar – pode ser longa e até permanente. Eu apenas voltarei a me engajar no meu ministério de pregação pública, se Deus o confirmar através de outros. Estou em paz com o que Ele quiser (2Sm 15:25-26). Jesus, eu amo e confio em Ti!

Eu honro e amo a comunidade IHOPKC e serei eternamente grato por eles. Eles são um povo notável – eles são camaradas verdadeiramente maravilhosos. Sei que o Senhor está com eles e que Seu favor e Sua graça continuarão a repousar sobre eles.

Ore por mim, Diane, e por minha amada família. Eles expressaram seu amor e apoio por mim de maneiras extravagantes.
Com muita tristeza, mas com confiança em oração na liderança perfeita de Deus,

Mike Bickle

Folha Gospel com informações de The Christian Today

Comentários