Pastor Mike Bickle, fundador da Casa Internacional de Oração (Foto: Reprodução/IHOPKC)
Pastor Mike Bickle, fundador da Casa Internacional de Oração (Foto: Reprodução/IHOPKC)

Após ser alvo de várias acusações de assédio e abuso sexual, o pastor Mike Bickle, 68 anos, fundador da Casa Internacional de Oração de Kansas City (IHOPKC), foi afastado de suas funções. A igreja divulgou no último sábado (28), uma nota onde fala da gravidade da situação e que várias vítimas foram ouvidas, confirmando os crimes.

A nota, que foi feita por ex-líderes da igreja que conversaram com as vítimas, diz que as ações de Bickle “estão aquém dos padrões bíblicos para líderes da igreja”, que houve uso de autoridade espiritual para manipular as vítimas e que elas “nada tinham a ganhar partilhando a sua experiência, exceto buscar verdade, arrependimento, misericórdia e graça”.

Segundo informaram Dwane Roberts e Brian Kim, que fizeram parte da antiga equipe de liderança executiva e foram membros do conselho, Bickle foi procurado por eles para se explicar, mas teria recusado e ainda ameaçado os líderes.

A nota diz ainda que Bickle está afastado de suas funções e pediu a oração de todos: “Nosso clamor e nossa oração é para que sejamos fortes e não permitamos que esses acontecimentos abalem nossa fé, nem desencorajem nossos corações, nesta jornada de levantar uma igreja que ora e espera a volta do Noivo. Estamos comprometidos com a total transparência e a verdade e compartilharemos mais informações à medida que os fatos forem esclarecidos”.

De acordo com o jornal TheKansas City Star, Bickle teria pregado sobre as acusações em seu sermão no último domingo (29), onde afirmou que estava sendo vítima de falsas acusações. O pastor teria usado Apocalipse 12:10 “a arma mais eficaz de Satanás no fim dos tempos é a acusação”.

Nota de esclarecimento da Florianópolis House of Prayer

As graves denúncias contra Mike Bickle, fundador da Casa Internacional de Oração de Kansas City (IHOPKC), levaram a Florianópolis House of Prayer (FHOP), publicar uma nota comunicando o afastamento até que os fatos sejam esclarecidos.

Em nota publicada em seu site, a FHOP disse que “repudia, de maneira enfática e intransigente, qualquer forma de falha moral em toda e qualquer circunstância. Isto é absolutamente contrário aos nossos princípios, valores, nossa fé e comunidade”.

A Florianópolis House of Prayer (FHOP), é uma base missionária, ou seja, uma filial da Casa Internacional de Oração de Kansas City no Brasil, que tem como fundador Dwayne Roberts, e pastor sênior Vinicius Sousa.

Leia nota completa

É com profundo pesar, que recentemente tomamos ciência de graves alegações de abuso pastoral, envolvendo Mike Bickle, líder da International House of Prayer em Kansas City (IHOPKC).

Estas alegações foram feitas por várias testemunhas confiáveis e que convergiam em seus relatos.

Dwayne Roberts e um grupo de líderes dos Estados Unidos lideraram uma investigação e confrontaram Mike Bickle e ele negou todas as alegações.

Por meio desta nota, a FHOP vem se afastar publicamente de Mike Bickle, até que os fatos sejam esclarecidos.

A FHOP repudia, de maneira enfática e intransigente, qualquer forma de falha moral em toda e qualquer circunstância. Isto é absolutamente contrário aos nossos princípios, valores, nossa fé e comunidade.

Nossa fé está em Cristo e, em Cristo apenas!

Nosso clamor e oração é que sejamos fortes e, não permitindo que estes acontecimentos abalem nossa fé, ou desanimem nossos corações, na jornada de levantar uma igreja que ora e espera pelo retorno do Noivo.

Estamos comprometidos com a transparência completa, e com a Verdade e compartilharemos mais informações à medida que os fatos forem esclarecidos.

Nossos olhos permanecem firmes em Cristo, e nosso espírito está firmado na verdade eterna.

Dwayne Roberts (fundador da FHOP)
Vinicius Sousa (pastor sênior da FHOP)
Equipe Liderança FHOP

Leia abaixo a declaração da equipe de liderança do IHOPKC sobre alegações contra Mike Bickle:

“Estamos com o coração partido ao comunicar que recentemente tomamos conhecimento de graves alegações, incluindo imoralidade sexual, dirigidas contra Mike Bickle, o fundador do IHOPKC. A nossa equipe de liderança considera seriamente estas alegações e estamos trabalhando pela verdade, luz, redenção e justiça. Estamos trabalhando com terceiros para avaliar e arbitrar essas alegações.

Nossa prioridade é amar e servir nossa comunidade IHOPKC durante este momento. Esta notícia é perturbadora para a nossa família espiritual, bem como para toda a nossa equipe de liderança. Por favor, ore por todos os envolvidos, incluindo aqueles que se manifestaram, aqueles que sofreram traumas e pela família Bickle.

Pedimos por paciência enquanto trabalhamos nesta situação complexa e muito difícil. Em segundo lugar, pedimos que a nossa família espiritual se abstenha de usar uma linguagem espiritual profética que possa ser interpretada como uma rejeição à dor dos traumatizados.

Em 26 de outubro, a Equipe de Liderança Executiva do IHOPKC pediu a Mike Bickle e ele concordou em não pregar ou ensinar na plataforma do IHOPKC, não frequentar nossa sala de oração 24 horas ou interagir com seus canais de mídia social enquanto trabalhamos com outras pessoas para avaliar esta situação.

Por mais difícil que isto seja para muitos, confiamos na boa e sábia liderança de Jesus para nos ajudar e fortalecer à medida que ancoramos a nossa esperança Nele.”

Com informações de Comunhão, Christianity Today, Fuxico Gospel e Florianópolis House of Prayer

Comentários