Presidente Lula recebe oração de grupo de evangélicos (Foto: Ricardo Stuckert/PR)
Presidente Lula recebe oração de grupo de evangélicos (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

Nesta terça-feira (15), o deputado e pastor Otoni de Paula (MDB-RJ) participou de uma cerimônia no Palácio do Planalto que sancionou a lei que cria o Dia Nacional da Música Gospel. Em seu discurso, o parlamentar elogiou Lula (PT) e disse que ele foi usado por Deus para manter a liberdade religiosa no país.

“Senhor presidente, quis Deus que eu, que fui um dos mais combatentes defensores do antigo governo e seu crítico político, estivesse hoje aqui para representar a Frente Parlamentar Evangélica. (…) Não seria justo, ou cristão, não lembrar, presidente Lula, que o Deus que estabelece reis e tira reis do trono já lhe usou nesta nação parar abençoar o povo de Deus. Graças a essa visão social que nossas igrejas passaram a ter mais doutores e professores, gente que jamais poderia ter um diploma de curso superior se não fosse a visão do governo de vossa excelência. Por isso, que independente de nunca ter votado, e falo particularmente, em Vossa Excelência, mas em nome da minha consciência cristã quero lhe agradecer em nome de todos esses irmãos espalhados pelo Brasil” declarou o parlamentar.

“O mesmo Deus, em um momento delicado da recente história do Brasil, lhe usou, presidente Lula, para manter a nossa liberdade religiosa que era à época ameaçada. O senhor sancionou a lei da Liberdade Religiosa no Brasil” falou ainda.

Dia Nacional da Música Gospel

O Dia Nacional da Música Gospel passará a ser celebrado, anualmente, em 9 de junho, após ser sancionada nesta terça-feira, 15 de outubro, o Projeto de Lei n° 3.090, que institui a data no calendário nacional. Além do presidente Lula, participaram da cerimônia o ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha, o deputado Otoni de Paula e a deputada Benedita da Silva, entre outros.

A proposta da lei é destacar a presença da música gospel na cultura e na religiosidade de milhões de brasileiros, além de valorizar esse gênero como uma importante manifestação cultural, reconhecendo a sua contribuição para ampliar a riqueza e a identidade musical do país.

A criação de uma data comemorativa permitirá celebrar esse estilo de música, além de promover eventos e iniciativas que evidenciem sua influência para aumentar o bem-estar emocional e espiritual dos ouvintes. Estudos indicam que a exposição à música gospel contribui para a manutenção da saúde mental e o fortalecimento da fé das pessoas.

“A fixação de uma data nacionalmente dedicada à música gospel chamará atenção para esse importante vetor de conforto mental, psicológico e espiritual”, reforçou o deputado Otoni de Paula, em nome da Frente Parlamentar Evangélica.

Tradição cultural e curiosidades

Desde sua chegada ao Brasil, a música gospel não apenas conquistou um vasto público, mas também passou a fazer parte das tradições culturais do país. O resultado foi a transformação desse gênero musical em um pilar significativo e lucrativo da indústria fonográfica brasileira, especialmente entre os evangélicos.

O dia escolhido para a celebração faz referência ao nascimento da missionária sueca Frida Vingren (1891-1940). Ela também foi cantora e compositora, e responsável pela criação de diversos hinos religiosos.

Segundo dados do aplicativo Spotify, em 2023, houve um aumento de 46% no número de ouvintes de música gospel. Ao mesmo tempo, no YouTube, foi o estilo mais procurado em 2022 em grande parte das regiões Norte e Nordeste.

Fonte: Pleno.News e Gov.br

Comentários