Cristãos na Colômbia
Cristãos na Colômbia

Apesar de ser um país de maioria cristã, a Colômbia permanece na Lista Mundial da Perseguição 2023, ocupando a 22? posição. A aparente contradição acontece porque grupos armados e líderes indígenas abusam do poder e oprimem as comunidades cristãs nas áreas rurais do país que estão fora do controle do governo central.

No contexto de violência e injustiças, as guerrilhas são o caminho que jovens encontram para obter riquezas e vingança. No entanto, mesmo nos locais mais inóspitos, o evangelho tem alcançado e transformado vidas.

O pastor John (pseudônimo) faz parte do grupo que abandonou a guerrilha para seguir a Cristo. Uma decisão cujo custo é a perseguição. Com apenas 16 anos, ele ingressou no grupo guerrilheiro Black Eagles. Ele cumpria tarefas como cometer assassinatos, extorquir pessoas e criar rotas de fuga em Tumaco, sua cidade natal. Tudo parecia normal e até rotineiro para ele.

“Eu era temido em minha cidade pela agressividade nos homicídios. Eu zombava da morte das minhas vítimas”, conta o cristão. John conquistou posições de confiança e foi preso cinco vezes por causa dos crimes cometidos. Foi na prisão que ele ouviu o evangelho e foi transformado por Jesus.

De perseguidor a perseguido

Quando começou a seguir a Jesus, muitos não acreditaram que a conversão de John era verdadeira. No entanto, hoje, passados cinco anos, toda a comunidade reconhece que ele tem vivido segundo o evangelho e pagado o preço da perseguição. “Para Deus nada é impossível. O Senhor me transformou e hoje o sirvo. Durante a prisão fui discipulado pelos cristãos que nos visitavam.”

Os companheiros de guerrilha não compreendem a decisão de John. A conversão dele significa não apenas uma pessoa a menos trabalhando pela guerrilha, mas mais uma pessoa lutando contra os crimes e a violência, apontando para o caminho eterno. Por isso, John e outros cristãos são perseguidos.

De perseguidor, ele tornou-se perseguido. Apesar de viver em Popayán, onde atua como pastor, John gostaria de voltar a sua cidade natal, mas o medo por causa das ameaças na condição de ex-guerrilheiro o paralisa. John enxerga nas prisões colombianas campos missionários e conta com a oração da igreja brasileira e global para ter coragem de levar o evangelho aos lugares mais perigosos.

Apoie pastores ex-guerrilheiros na Colômbia 

Seguir a Cristo é desafiador para os que deixam a guerrilha. Tornar-se pastor é ainda mais difícil. Mas com sua doação, pastores como John podem receber treinamento bíblico e discipulado para que possam servir ao Senhor apesar da perseguição.

Fonte: Portas Abertas

Comentários