A perseguição contra os cristãos deverá aumentar em vários países no próximo ano, de acordo com a Release International.
O novo relatório “Tendências de Perseguição” da organização, divulgado esta semana, alerta para uma intensificação da perseguição em vários países, incluindo Nigéria, Índia, Paquistão e China em 2024.
A Nigéria sofreu um dos seus piores Natais, depois de 160 pessoas terem sido mortas numa série de ataques no estado de Plateau, entre 23 de Dezembro e o dia de Natal.
Os mortos incluem membros da igreja e pastores, enquanto centenas de casas foram destruídas.
O parceiro nigeriano da Release International confirmou os relatórios. Eles disseram: “Estamos profundamente tristes com estes incidentes e condenamos estes assassinatos e ataques a cristãos inocentes durante o seu culto”.
O relatório “Tendências de Perseguição” prevê que a perseguição na Nigéria aumentará em 2024. Os ataques às comunidades cristãs por parte dos jihadistas estão “despojando das suas terras, destruindo os seus abastecimentos alimentares e forçando-os a converter-se ou a fugir”. Espera-se que esses ataques continuem no próximo ano.
O CEO da Release, Paul Robinson, está conclamando a Igreja mundial a orar pelos cristãos na Nigéria. Ele também quer que o governo nigeriano “tome medidas decisivas e eficazes para proteger as suas comunidades vulneráveis”.
“Nossos corações estão com os cristãos sitiados na Nigéria. Nós nos juntamos a eles em sua dor”, disse ele.
Na Índia, as leis anticonversão dificultaram a vida dos cristãos, enquanto Manipur ainda sofre com a violência étnica que matou cerca de 175 pessoas este ano. Dezenas de milhares de pessoas foram expulsas das suas casas e centenas de igrejas foram incendiadas durante a violência. Meses depois, muitos cristãos não têm onde se reunir.
As eleições gerais serão realizadas na Índia entre abril e maio de 2024. Se o BJP, nacionalista hindu, no poder, vencer novamente, Release prevê que “a perseguição aumentará novamente”.
Os seus parceiros no país alertam: “A perseguição aos cristãos e outras minorias religiosas aumenta dramaticamente a cada mês que passa”.
Na China, espera-se que a censura aumente no novo ano e que o Presidente Xi Jinping prossiga com o seu objetivo de “sinicização” religiosa, alinhando as igrejas com os valores e a ideologia do Partido Comunista.
“O objetivo é eliminar completamente o cristianismo na China”, afirmam os parceiros da Release International no país.
Robinson disse: “A perseguição anticristã está aumentando na Índia e em outras nações ao redor do mundo. A hostilidade está se transformando em violência. Os cristãos estão sendo atacados e expulsos de suas casas.
“A Release International trabalha com parceiros no terreno nestes países para direcionar a ajuda, o apoio e o socorro onde são mais necessários. Eles precisam urgentemente da nossa ajuda.”
Folha Gospel com informações de The Christian Today