Culto em igreja nos EUA
Culto em igreja nos EUA

Cerca de 81 por cento dos adultos americanos dizem acreditar em Deus, marcando a porcentagem mais baixa desde que a Gallup começou sua pesquisa sobre a crença há mais de 70 anos.

Gallup fez a pergunta pela primeira vez em 1947 e depois duas vezes nas décadas de 1950 e 1960. Em cada uma, 98% responderam que acreditavam em Deus.

Então, em 2011, esse número caiu para 92% e, em 2013, 2014 e 2017, o número caiu para 87%.

“A crença em Deus caiu mais nos últimos anos entre os jovens adultos e pessoas de esquerda do espectro político (liberais e democratas). Esses grupos mostram queda de 10 ou mais pontos percentuais comparando os números de 2022 com uma média das pesquisas de 2013-2017”, dizem os resultados da pesquisa.

A mais recente pesquisa Gallup mostrou que cerca de 94% dos conservadores políticos e 92% dos republicanos acreditam em Deus. Apenas 72% dos democratas, 62% dos liberais e 68% dos jovens dizem que acreditam em Deus.

“Embora a crença em Deus tenha diminuído nos últimos anos, a Gallup documentou quedas mais acentuadas na frequência à igreja, membros da igreja e confiança na religião organizada, sugerindo que a prática da fé religiosa pode estar mudando mais do que a fé básica em Deus”, disse a pesquisa.

De acordo com a pesquisa, quase três quartos daqueles que frequentam serviços religiosos toda semana dizem acreditar que Deus ouve orações e pode intervir.

A pesquisa também mostrou:

  • Cerca de 86% das pessoas que vivem no Sul dos EUA acreditam em Deus, enquanto apenas 78% das pessoas que vivem no Leste disseram o mesmo.
  • Metade de todos os entrevistados que disseram acreditar em Deus disseram que também acreditam que Deus ouve orações e pode intervir. Quase 30 por cento disseram que Deus ouve as orações, mas não pode intervir.
  • Apenas 30% dos jovens adultos acreditam que Deus ouve as orações e pode intervir.

Folha Gospel com informações de Christian Headlines

Comentários