Forças de segurança paquistanesas entraram neste sábado, 7, num dos seminários da Mesquita Vermelha de Islamabad e detiveram 50 estudantes que estavam no prédio, informou uma fonte oficial.

Os agentes levaram todos os estudantes que encontraram na Jamia Fridia, madraçal (escola corânica) masculina dirigida pelos clérigos da Mesquita Vermelha, localizada a alguns blocos de distância do templo.

Segundo disse à imprensa o chefe da célula de gestão da crise, Javed Iqbal Cheema, a Polícia está registrando os dados dos estudantes, que depois são soltos. Só seis deles, que estavam sendo procurados por diversos delitos, continuarão sob custódia.

A maioria dos seminaristas da Jamia Fridia, na realidade, está na Mesquita Vermelha, cercada há mais de uma semana por forças militares e policiais.

Centenas de estudantes estão entrincheirados dentro do templo há cinco dias, quando o Governo deu um ultimato de rendição aos radicais da mesquita. Os primeiros confrontos causaram cerca de 20 mortes.

O líder principal da mesquita, Abdul Aziz, foi detido na quarta-feira.

Mas o seu irmão, Rasheed Ghazi, não se rende às autoridades.
Os radicais armados, que o Governo calcula em algumas dezenas, mantêm como reféns centenas de estudantes, entre eles muitas meninas que estudavam na madraçal feminina adjacente, a Jamia Hafsa.

Fonte: Estadão

Comentários