No final de novembro, pela primeira vez na história, e talvez única, os fugitivos em New Jersey terão a oportunidade de se renderem pacificamente em um local neutro. O Programa “The Fugitive Safe Surrender” vigorará em Camden (NJ) entre 19 e 22 de novembro, nas instalações da Antioch Baptist Church, na 690-700 Ferry Avenue.

Os procurados pela justiça poderão se entregar na igreja entre as 9:00 am às 4:00 pm durante os 4 dias. Os casos serão avaliados em um centro comunitário próximo.

O programa está sendo administrado por Peter Barnes, chefe do Departamento Estadual de Liberdade Condicional, US Marshal Jim Plousis, o promotor público Christ Christie, José Cordero, diretor do Departamentos de Gangues, Armas e Crimes Violentos, representando o escritório da Promotoria Pública, representantes da Polícia de New Jersey e agências de segurança municipais e dos condados.

“Baseado em minha experiência no combate ao crime, é impressionante que não tenhamos pensado em algo assim no passado”, disse Barnes. “Eles acabaram de organizar um programa na Philadephia, onde 1 mil fugitivos se renderam em condições seguras e, por isso, esperamos que o mesmo aconteça em New Jersey”.

O projeto na Philadelphia vigorou entre 17 e 20 de setembro desse ano e resultou na rendição de 1.246 fugitivos.

Barnes, um ex-agente do FBI, disse que essa é a melhor opção para ambos os lados, pois a perseguição de um fugitivo é arriscada. “Eles estão se escondendo, eles estão com medo, muitas vezes eles têm uma família envolvida e você tem que ir lá, derrubar uma porta, perseguir uma pessoas e, algumas vezes, as pessoas se ferem”, disse ele.

“Costumávamos dizer a eles (fugitivos) no FBI, ‘você quer que a cabeça ou os pés vão primeiro? Depende de você a forma como o assunto será resolvido”, explicou ele. “Em virtude dessas circuntâncias, não acho que poderia ser criado um cenário melhor”.

Os residentes no estado procurados por crimes não violentos ocorridos em qualquer condado de New Jersey e que não possuem antecedentes violentos, poderão se encontrar com as autoridades dos condados e municípios e assim reentrar no sistema carcerário. Entregar-se nessas condições será visto de forma favorável pelos juízes que revisarão os casos.

Os indivíduos procurados por crimes violentos também podem se entregar sob a proteção do programa, pois as autoridades tendem a ver a ação de forma favorável. Após 22 de novembro, o programa “Fugitive Safe Surrender” não tem data para ser relançado em New Jersey.

Fonte: Brazilian Voice