Lutero traduziu o Novo Testamento para o alemão em apenas onze semanas, durante sua estada no Castelo de Wartburg entre 1521 e 1522.
Lutero traduziu o Novo Testamento para o alemão em apenas onze semanas, durante sua estada no Castelo de Wartburg entre 1521 e 1522.

O estado alemão da Turíngia está comemorando a tradução da Bíblia pelo reformador da igreja Martinho Lutero, há 500 anos, com um ano de festividades.

O foco está em Eisenach, onde Lutero traduziu o Novo Testamento para o alemão em apenas onze semanas durante sua estada no Castelo de Wartburg entre 1521 e 1522.

O reformador ficou lá após seu sequestro em nome do eleitor saxão, depois de ter sido declarado fora da lei pela Dieta de Worms (uma assembleia do Sacro Império Romano Germânico realizada em Worms, que na época era uma cidade livre do império) por causa de suas 95 teses e seus pontos de vista. Sua tradução foi publicada pela primeira vez em Wittenberg em 1522.

Em 31 de outubro, Dia da Reforma , o ano do festival foi oficialmente aberto sob o lema “Traduzindo o Mundo”, com a presença do Ministro Presidente Bodo Ramelow, Lord Mayor Katja Wolf de Eisenach e do Superintendente do Distrito da Igreja Protestante Eisenach-Gerstungen, Ralf- Peter Fuchs.

“Lutero lançou os alicerces da língua alemã escrita”, destacou Ramelow, acrescentando que o ano temático se segue a um “aniversário da Reforma de muito sucesso”.

De acordo com o Dr. Franz Hofmann, Diretor Executivo da Thüringer Tourismus (TTG), “a tradução moldou a história e deixou traços marcantes, especialmente na Turíngia. O foco do ano temático está, portanto, também na sua influência na palavra, na música e na imagem e, portanto, nas constantes transformações até aos dias de hoje ”.

Para iniciar o ano temático, os museus de Eisenach convidavam os visitantes para uma longa noite. Muitos convidados aproveitaram o clima ameno para passear pelas instituições iluminadas à noite.

A gerente de marketing da TTG, Martina Maaß, disse que espera mais de dez milhões de pernoites na Turíngia durante o ano temático.

Sebastian Bach e Cranach, o Velho

Em 2022, as Semanas de Bach da Turíngia também apresentarão vários projetos que, direta ou indiretamente, prestam homenagem ao aniversário da tradução da Bíblia por Lutero no Castelo de Wartburg.

O reformador foi para a escola em Eisenach. Sebastian Bach nasceu lá e frequentou a mesma escola que Luther. Ambos receberam suas primeiras aulas de música aqui e cantaram no coro da Georgenkirche. Lutero mais tarde escreveu 35 hinos e muitas vezes escreveu as melodias.

Cranach, o Velho, é considerado um importante pintor da Reforma Alemã que, além de produzir numerosos retratos de Lutero e pinturas de personalidades importantes, também ilustrou os escritos da Reforma com suas gravuras.

A partir da primavera de 2022, os visitantes poderão experimentar de novo o histórico edifício principal da Biblioteca da Duquesa Anna Amalia. Haverá também uma exposição sobre Lucas Cranach e a arte da Reforma, bem como apresentações variáveis ​​das coleções da biblioteca.

Folha Gospel com informações de Evangelical Focus

Comentários