Túmulo de Jesus Cristo vazio (Foto: Canva Pro)
Túmulo de Jesus Cristo vazio (Foto: Canva Pro)

Enquanto o Natal – a data de nascimento do Messias, Jesus Cristo – marca o divisor de águas da divisão da história do calendário em duas épocas, AC e DC, a Páscoa marca o dia e comemora eventos reais, embora milagrosos, que se seguiram à crucificação e morte de Cristo que transformou o mundo para sempre.

Mas como e por que aquele evento torturante e extrema tristeza associados à morte do Messias afetariam a eternidade de maneira positiva? Por que a Páscoa deve ser uma época alegre? A resposta não é elusiva nem complicada.

Existem muitas religiões no mundo que remontam a milhares de anos. Mas apenas um deles, o Cristianismo, tem um fundador que professa ser o Messias – o filho de Deus – que forneceu prova irrefutável de quem Ele era ao vencer a morte por meio da ressurreição. A Páscoa é a celebração da ressurreição de Cristo.

Cristo é absolutamente único por ser a única pessoa na história que foi pré-anunciado a partir de mil anos antes de nascer, com mais de 100 relatos proféticos de 18 profetas diferentes do Antigo Testamento entre os séculos 10 e 4 aC – prevendo os detalhes de Seu próximo nascimento, vida e morte. Centenas de anos depois, os detalhes do nascimento, vida, traição e morte de Cristo validaram essas profecias com detalhes surpreendentemente precisos e minuciosos. Mil anos aC, Davi escreveu profeticamente sobre a crucificação de Cristo em uma época em que a crucificação era desconhecida como meio de execução.

Todas as outras pessoas importantes da história vieram ao mundo para viver. A morte de outros líderes religiosos – como Abraão, Moisés, Buda, Maomé e Confúcio – trouxe um fim anticlimático para suas vidas e seu trabalho.

Mas Cristo veio ao mundo como filho de Deus para morrer e pagar o preço pelo pecado do homem. Seu sacrifício foi o clímax final de sua vida, feito para o benefício de toda a humanidade – abrindo o caminho para a vida eterna no Céu para todos os que crêem.

Das cinco principais religiões do mundo construídas sobre personalidades, apenas o cristianismo afirma que seu fundador ainda está vivo, tendo vencido a morte por meio da ressurreição. Nenhum judeu jamais acreditou que, depois que Abraão morreu e foi enterrado, seu túmulo ficou vazio. Depois que Buda morreu, nenhum discípulo afirmou ter visto ou falado com ele novamente.

Quanto a Maomé, o fundador do Islã, não há vestígios de sua aparição a seus discípulos ou seguidores após sua morte. Seu túmulo ocupado está localizado em Medina e é visitado por dezenas de milhares de muçulmanos devotos todos os anos.

Cristo foi o único a entregar sua vida como sacrifício para cumprir a razão de sua vinda ao mundo. Cristo mostrou o mais alto padrão de amor possível, por meio da compaixão pelos excluídos e curando os aflitos, por seus ensinamentos e, finalmente, ao fazer o sacrifício final – dando sua vida para resgatar e salvar a humanidade. Então, para fornecer evidências de “ver para crer”, Deus trouxe Jesus de volta da morte em uma tumba para estar vivo – ressuscitado – para que as pessoas tivessem uma prova viva de quem Ele era.

O Novo Testamento fornece relatos de várias fontes que testemunharam Jesus em primeira mão após a ressurreição. Na verdade, Jesus fez pelo menos 10 aparições separadas para seus discípulos entre a ressurreição e sua ascensão ao céu, durante um período de 40 dias. Algumas dessas aparições foram para discípulos individuais, algumas foram para vários discípulos e uma vez para cerca de 500 de uma só vez.

Particularmente digno de nota é que não houve relatos de testemunhas que contestaram essas aparições ou as chamaram de “embuste”. Nem um único. Também não encontramos nenhum registro histórico de quaisquer relatos de testemunhas que fossem contraditórios.

Embora existam céticos em relação ao Jesus bíblico, na verdade há evidências históricas muito mais confiáveis ​​para Sua vida, ensinamentos, milagres, morte e ressurreição do que para qualquer outra figura histórica dos tempos antigos. Considere, por exemplo, que a autenticidade de Alexandre, o Grande, que nasceu cerca de 350 anos antes de Cristo, é baseada em dois relatos biográficos originais de sua vida por Arriano e Plutarco, escritos cerca de 400 anos após a morte de Alexandre.

Os manuscritos de Virgílio e Horácio, ambos os quais viveram dentro de uma geração de Cristo, foram escritos mais de quatro séculos após suas mortes. A cópia das obras de Lívio e Tácito sobre a história romana e as obras de Plínio Secundus sobre a história natural foram escritas mais de 500 anos após a época do relato original.

No entanto, ninguém duvida que Virgílio e Horácio viveram e criaram grandes obras-primas poéticas. Também não ouvimos perguntas sobre a autenticidade e precisão dos relatos de Lívio e Tácito ao relatar os eventos dos imperadores romanos Augusto, Cláudio, Nero ou Tibério.

Conhecemos o Jesus histórico por meio de quatro relatos diferentes conhecidos como Evangelhos — Mateus, Marcos, Lucas e João — não escritos centenas de anos depois, mas dentro de uma ou duas gerações da vida de Jesus. Os apóstolos Mateus e João fornecem relatos de testemunhas oculares de seus anos de caminhada com Jesus como discípulos. Marcos também teve experiência como testemunha ocular, embora fosse apenas um adolescente quando Jesus iniciou seu ministério público. Lucas, o médico, aprendeu sobre Jesus com seu amigo Paulo, o apóstolo que escreveu mais cartas no Novo Testamento.

Cerca de 1.000 vezes mais manuscritos preservam os feitos e ensinamentos de Jesus no Novo Testamento (cerca de 25.000 no total) do que outras obras antigas clássicas de figuras históricas que viveram aproximadamente na mesma época, com exceção de Homero, cuja Ilíada é apoiada por 1.800 manuscritos. Mas isso ainda é menos de um décimo do número de manuscritos antigos que confirmam a autenticidade do Novo Testamento.

Por causa de sua experiência com o Jesus ressuscitado, os apóstolos estavam em uma posição única, sabendo com certeza que Jesus era verdadeiramente o Filho de Deus. Eles estiveram presentes na vida, ministério, milagres e morte de Jesus. Se as afirmações sobre Jesus fossem mentira, os apóstolos saberiam. É por isso que o compromisso deles com o testemunho deles era tão poderoso e convincente.

Além disso, a disposição dos apóstolos de morrer por suas reivindicações tem um tremendo valor probatório, também confirmando a verdade da ressurreição. Ninguém morrerá por algo que inventou ou acredita ser falso.

Ver, falar e tocar Jesus ressuscitado transformou os apóstolos, que então dedicaram o resto de suas vidas a educar e defender a verdade sobre a mensagem da salvação por meio de Cristo. Onze dos 12 apóstolos – incluindo Matias, que substituiu Judas, o traidor de Jesus – morreram como mártires por suas crenças na divindade de Cristo. O 12º, João, foi exilado para a Ilha de Patmos, onde registrou o livro do Apocalipse.

Acontece que a Páscoa, que tem seu significado final na ressurreição, é um dos eventos mais cuidadosamente examinados e comprovados da história antiga. A ressurreição é real e muda tudo. A Páscoa é a comemoração e celebração do único evento que transformou o mundo para sempre.

Texto escrito por Scott Powell, membro sênior do Institute for Faith and Culture e membro sênior do Discovery Institute.

Comentários