A cantora brasileira Soraya Moraes ganhou nesta quinta-feira os prêmios Grammy Latino de Melhor Álbum de Música Cristã em Língua Espanhola e em Língua Portuguesa com os discos “Tengo sed de ti” e “Som da Chuva”, em uma confirmação feita antes do início da cerimônia oficial, às 23h (de Brasília). Ela também ganhou o prêmio de Melhor Canção Brasileira com “Som da Chuva”.
O prêmio de “Melhor canção brasileira”, foi entregue no Auditório do Ibirapuera em São Paulo.
Soraya Moraes é cantora, compositora e escritora, e também pastora da Igreja do Evangelho Quadrangular em Alphaville, São Paulo.
Em 2005, Soraya Moraes já ganhara o Grammy Latino na categoria de Melhor Álbum de Música Cristã em Português, na cidade de Los Angeles.
Som da Chuva
Produzido por Marco Moraes e Woody Carvalho, o disco é considerado um dos melhores da cantora. “Som da Chuva é o melhor CD de toda minha história. As canções têm uma carga de unção diferente. Ficamos um bom tempo sem compor, chegamos a pensar que estávamos ‘secos’, mas neste início de ano pudemos buscar tão fortemente a Deus e estudar a Palavra que começaram a vir canções com a intensidade que queríamos”, conta Soraya.
Das 14 canções que integram o álbum, sendo nove de autoria da cantora em parceria com Marco Moraes, o destaque vai para a faixa-título, que fala sobre o derramar do Espírito Santo. Soraya conta como foi a inspiração para compor a bela letra. “Quando estávamos com a idéia da canção, ouvimos uma Palavra do Senhor muito forte dizer que o som da chuva chega antes, e esta foi a ‘veia’ para as composições. Ou seja, a chuva de unção, de poder, de cura, de bênção, de glória e de vitória. Já podemos ouvir o som da chuva”, explica.
A faixa ‘Santificado Seja o Teu Nome’, tradução da música original de Ron Kenoly, conta com a participação de André Valadão, o que torna o trabalho ainda mais especial. O álbum também traz a primeira versão em português da obra ‘The Prayer’, que Soraya canta com o tenor Marcio José. A música original foi interpretada apenas por Celine Dion, Andrea Bocelli, Donny Mckurlin e Yolanda Adams.
Cerca de 80 integrantes do Coral do Ministério Soraya Moraes também abrilhantam o álbum com a participação nas faixas ‘Abre Os Céus’, ‘Sopra Espírito’, ‘Som Da Chuva’, ‘Naquela Cruz’, ‘Sara Nossa Terra’, ‘Santificado Seja o Teu Nome’, ‘Leão e Cordeiro’, ‘Cada Promessa’ e ‘Derrama Tua Unção’.
O CD também conta com o talento de Regis e Kelly Danese, que assinam a faixa ‘Hoje Vai Acontecer’. A música ‘Naquela Cruz’ marca a estréia de Rayssa Moraes, filha de Soraya, como compositora.
Produção precária
Foi a primeira vez que uma festa de premiação do Grammy Latino aconteceu fora dos Estados Unidos. E, a julgar pela produção desastrosa, pode ter sido também a última. A cerimônia de entrega dos troféus brasileiros da mais prestigiada premiação musical do mundo, realizada pela Band e transmitida nesta quinta-feira (13) direto do Auditório do Ibirapuera, foi marcada por erros de produção e ausência de artistas.
Arrastada, a cerimônia brasileira era alternada com a transmissão do Grammy Latino em Houston, Texas. Marcelo Tas e Daniela Cicarelli, apresentadores, não fizeram muito além de ler o teleprompter com textos recheados de comentários supostamente bem-humorados. Rafael Cortez e Danilo Gentili, repórteres do “CQC”, da mesma Band, entrevistaram convidados no tapete vermelho – mas suas aparições foram gravadas, e não transmitidas ao vivo.
Shows de artistas nacionais variaram entre o insípido (Mutantes e Daniela Mercury homenageando Carmen Miranda) e o constrangedor (Sepultura tocando “Garota de Ipanema”).
Pequenos problemas, como vinhetas que chamavam o prêmio errado, foram comuns durante toda a noite. Mas a gafe mais grave aconteceu durante a entrega do troféu de “Melhor álbum de música tradicional regional ou de raízes brasileiras”, apresentado pela dupla sertaneja As Galvão. Um envelope com o vencedor de outra categoria – Seu Jorge, ganhador do “Melhor álbum de MPB” – foi entregue à dupla, que leu o resultado, estragando a surpresa de uma categoria que só seria revelada alguns blocos depois. Felizmente, Mary e Marilene Galvão lidaram com o erro da produção da melhor maneira possível: esbanjando bom humor e naturalidade que faltaram ao restante da premiação.
Além dos problemas de organização, o Grammy brasileiro também foi marcado pela ausência de seus principais vencedores. Beth Carvalho (Melhor álbum de samba e pagode), Vanessa da Mata (Melhor álbum pop contemporâneo brasileiro), Elba Ramalho (Melhor álbum de música contemporânea regional ou de raízes brasileiras), Seu Jorge (Melhor álbum de MPB), César Menotti & Fabiano (Melhor álbum de música romântica) e Soraya Moraes (Melhor canção) não deram as caras.
Esta última, cantora gospel que já havia vencido o Grammy Latino em 2005, preferiu voar até Houston, Texas, onde acabou faturando mais dois prêmios: “Melhor álbum de música cristã em português” e “Melhor álbum de música cristã em espanhol”. Somando-os à “Melhor canção”, entregue no Auditório do Ibirapuera, Soraya tornou-se o grande nome da noite.
Confira abaixo a lista dos vencedores do Grammy Latino 2008:
Gravação do Ano:
– “Me enamora”, Juanes
Canção do Ano:
– “Me enamora”, Juanes
Álbum do Ano:
– “La vida… es un ratico”, Juanes
Artista Revelação:
– Kany García
Melhor Álbum Vocal Pop Masculino
– “La vida… es un ratico” – Juanes
Melhor Álbum Vocal Pop Feminino
– “Cualquier día” – Kany García
Melhor Canção Alternativa
– “Volver a comenzar” – Café Tacuba
Melhor Canção de Rock
– “Esta vez” – Café Tacuba
Melhor Álbum de Rock:
– “La lengua popular”, Andrés Calamaro
Melhor Álbum de música alternativa:
– “MTV Unplugged”, Julieta Venegas
Melhor Álbum de cantor-compositor:
– “Rodolfo”, Fito Páez
Melhor Álbum vocal pop duo ou grupo:
– “Fantasía pop” – Belanova
Melhor Álbum de Rock Duo ou Grupo
– “Eternamiente” – Molotov
Melhor Álbum de Música Urbana
– “Los Extraterrestres” – Wisin y Yandel
Melhor Álbum de Sala
– “El Cantante” – Marc Anthony
Melhor Álbum Tropical Tradicional
– “90 Millas” – Gloria Estefan
Melhor Álbum Ranchero
– “Para Siempre” – Vicente Fernández
Melhor Álbum de Grupo
– “Ayer, hoy y siempre” – Los Horóscopo de Durango
Melhor Álbum Instrumental
– Orquesta Filarmónica de Bogotá – 40 años
Melhor Álbum de Música Clássica
– “Pasión Española” – Plácido Domingo
Melhor Álbum de Tango
– “Buenos Aires, días y noches de tango” – Produtor Andrés Mayo
Melhor Álbum de Flamenco
– “Una guitarra en Granada” – Juan Habichuela
Melhor Álbum Folclórico
– “Caballo” – Cholo Valderrama
Produtor do Ano
– Sergio George
Melhor Videoclipe
– “Me Enamora” – Juanes
Melhor Video Musical Longo
– “MTV Unplugged” – Julieta Venegas
Lista de Premiados Brasileiros:
Melhor Álbum Pop Contemporâneo Brasileiro
– “Sim” – Vanessa da Mata
Melhor Álbum de Rock Brasileiro
– “Cidade cinza” – CPM 22
Melhor Álbum de Música Popular Brasileira
– “América Brasil, o disco” – Seu Jorge
Melhor Álbum de Música Contemporânea Regional ou de Raízes Brasileiras
– “Qual o assunto que mais lhe interessa?” – Elba Ramalho
Melhor Álbum de Música Tradicional Regional ou de Raízes Brasileiras
– “Grandes clássicos sertanejos acústico I” – Chitãozinho e Xororó
Melhor Canção Brasileira
– “Som da chuva” – Marco Moraes e Soraya Moraes
Melhor álbum de música cristã – Língua portuguesa
– “Som da Chuva” – Soraya Moraes
Nota: a brasileira Soraya Moraes também venceu na categoria melhor álbum de música cristã em língua espanhola por “Tengo sed de ti”
Fonte: UOL, G1, Abril