Culto evangélico (Imagem: Canva Pro)
Culto evangélico (Imagem: Canva Pro)

Um levantamento realizado pelo Brasil em Mapas a partir de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Centro de Estudo da Metrópole CEM/USP revelou que cinco unidades federativas do Brasil apresentam um cenário peculiar quando se trata da proporção entre estabelecimentos educacionais públicos e igrejas evangélicas.

São Paulo e Rio de Janeiro se destacam possuindo mais templos evangélicos do que escolas públicas de ensino fundamental e médio somadas. A capital federal, Brasília, também integra esse grupo.

No estado do Espírito Santo, são 93 templos para cada grupo de 100 mil habitantes, superando em 34 pontos a quantidade de instituições de ensino (59 por 100 mil habitantes).

Desta forma, a média na região sudeste é a mais alta do país, com 71,7 igrejas para cada 100 mil habitantes, seguida pela Região Centro-Oeste, com 44,0. Já o Nordeste apresenta uma média proporcional de 26 igrejas por 100 mil habitantes.

No extremo oposto, o estado do Acre lidera em número de escolas públicas por habitante, com uma média de 174 unidades de ensino (fundamental e médio) para cada 100 mil habitantes. Essa taxa é quatro vezes maior do que o número de estabelecimentos religiosos evangélicos na mesma proporção (43 por 100 mil habitantes).

O Norte apresenta a maior média de escolas públicas proporcionais, com 113,7 por 100 mil habitantes, seguido pelo Nordeste, com 81. A Região Sul, por sua vez, possui a menor proporção, com uma média de 42.

Fonte: Pleno News

Comentários