Uma iniciativa para incluir na lista de substâncias controladas e proibidas na Flórida a chamada “erva santa” (“Salvia divinorum”), que serve para realçar o sabor das comidas hispânicas, mas também tem efeitos alucinógenos, está a caminho de se transformar em lei.
Essa semana, a Câmara de Representantes da Flórida aprovou por grande maioria um projeto de lei que determina que cultivar ou possuir a “erva santa” é um delito de terceiro grau, punível com até cinco anos de prisão.
O projeto deve passar agora pelo Senado da Flórida e, se for aprovado, será enviado ao governador Charlie Crist, que ao assiná-lo o tornará válido a partir de 1º de julho de 2008.
Enquanto isso, em Sorrento, uma localidade do centro da Flórida onde a polícia está empenhada em apanhar imigrantes ilegais, a erva cresce nos jardins dos moradores de origem hispânica, que a usam para apimentar suas comidas, em muito casos sem saber que seus efeitos alucinógenos a transformaram em uma potencial droga substituta da maconha.
Impulsionado pela representante Mary Brandenburg, o projeto de lei propõe castigar com até cinco anos de prisão aqueles que sejam achados em posse desta planta, que prolifera nos Estados Unidos como alucinógeno e droga de tipo recreativo, segundo sustenta a iniciativa legislativa.
Apesar dos poderes curativos conferidos à erva e de seu uso como condimento, o projeto de lei da representante Brandenburg, estabelece que a “Salvia divinorum” e seu componente, “salvinorim” não apresentam atualmente nenhum benefício médico aceito nos Estados Unidos”.
Fonte: EFE