Tim Keller é pastor da Igreja Presbiteriana Redeemer, em Nova York. (Imagem: Youtube / Reprodução)
Tim Keller é pastor da Igreja Presbiteriana Redeemer, em Nova York. (Imagem: Youtube / Reprodução)

Tim Keller compartilhou como sua vida de oração floresceu em meio à sua batalha contra o câncer e como os Salmos o sustentaram ao enfrentar a realidade da morte.

O pastor e autor de 72 anos apareceu recentemente no programa “Inacreditável?”, apresentado por Ruth Jackson e Justin Brierley, para uma entrevista intitulada “Caminhando com Deus através do câncer”.

Desde que foi diagnosticado com câncer de pâncreas em estágio 4 em maio de 2020, Keller compartilhou como passou por dois anos de quimioterapia e atualmente está participando do teste de imunoterapia do National Institute for Health em Bethesda, Maryland. Os tratamentos, disse ele, mantiveram seu câncer “sob controle”.

“Meu câncer ainda está lá, o câncer de pâncreas pode surgir a qualquer momento e levar você, mas conseguimos mantê-lo sob controle por um bom tempo e, por isso, estamos muito gratos”, disse ele.

Keller, o fundador da Redeemer Presbyterian Church na cidade de Nova York e City to City, também é um sobrevivente do câncer de tireoide, que teve em 2002. Ele disse que toda vez que faz um exame, sente “ansiedade”.

“Você sabe que não importa o quão bom foi o último”, disse ele. “Este pode mostrar que está fora de controle.”

No entanto, ele compartilhou que ele e sua esposa, Kathy, viram suas vidas de oração crescerem e se desenvolverem ao enfrentarem seu diagnóstico juntos.

“Isso vai soar como um exagero. Minha esposa e eu nunca gostaríamos de voltar ao tipo de vida de oração e vida espiritual que tínhamos antes do câncer, nunca”, disse ele, acrescentando que sua jornada contra o câncer o tornou genuinamente experimente o Salmo 90:14 : “Satisfaça-nos pela manhã com o seu amor infalível, para que possamos cantar de alegria e nos alegrar todos os nossos dias.”

“De vez em quando, Kathy e eu dizemos… estamos tendo uma vida muito melhor agora”, disse ele.

“Quando se trata de oração, eu realmente pensei que tinha uma boa vida de oração. E quando passei para outra dimensão, percebi minha bondade, … minha vida de oração não era muito boa”, disse ele.

“[Saber] que você realmente vai morrer muda a maneira como você olha para o seu tempo, a maneira como você olha para Deus, a maneira como você olha para o seu cônjuge”, disse ele. “Tudo muda quando você realmente percebe que o tempo é limitado e eu sou mortal.”

Keller disse que sua jornada contra o câncer o forçou a desacelerar, algo que ele disse ter sido “bom” para ele e para todos ao seu redor.

“O que eu vi foi que eu realmente era muito ativo”, disse ele. “E eu estive muito ativo por muito tempo. … Estou mais perto de onde deveria ter estado a maior parte da minha vida. Sou muito abençoado nisso … meu relacionamento com meus filhos é bom; meus filhos são crentes. Eu tenho um ótimo relacionamento com minha esposa, e isso não é nada além da graça de Deus porque eu era muito ativo… Eu senti como se todo mundo dissesse, ‘você tem que fazer isso por mim, e OK, eu tenho que fazer isso para voce.’ Tem sido ótimo ser menos ativo.”

Ao lidar com a ansiedade decorrente de seu diagnóstico, Keller disse que encontra conforto nos Salmos, um livro que trata de todas as questões, desde a culpa até a depressão.

“Não há nada como os Salmos para ensinar a você”, disse ele. “A maneira como lido com a ansiedade é manter meus salmos e manter meu exercício”.

Desde seu diagnóstico, Tim Keller continuou a escrever e ensinar. Seu último livro, “Forgive: Why Should I and How Can I?” (“Perdoar: Por que Devo e Como Posso?”, em tradução livre), examina por que o perdão é uma parte essencial da vida cristã.

Ele disse anteriormente que achava que o assunto era oportuno, dada a resistência da cultura ao perdão.

“Há um momento cultural aqui em que acho muito importante falar sobre o perdão. Vivemos em uma cultura muito fragmentada, polarizada, há muita raiva e as pessoas estão realmente atrás umas das outras. O perdão não está no ar”, disse ele em uma entrevista anterior.

“Na Oração do Senhor, a única declaração que Jesus repete é: ‘Perdoa-nos as nossas dívidas assim como nós perdoamos aos nossos devedores'”, disse ele. “E então, no final da oração, Jesus acrescenta: ‘Se você não perdoa as outras pessoas, então não há razão para que Deus o perdoe.’ É muito, muito central para o que a Bíblia ensina.”

Folha Gospel com informações de The Christian Post

Comentários