O Tribunal de Apelação de Paris reconheceu nesta sexta-feira que o boneco de vodu feito com a imagem do presidente da França, Nicolas Sarkozy, “atenta contra a dignidade” dele. Mesmo assim, porém, a venda do boneco continua permitida.

O kit de vodu contra Sarkozy é vendido desde outubro passado por 12,95 euros (mais de R$ 37). O vodu é acompanhado de um manual e um conjunto de agulhas. Conforme a sentença, o tribunal entendeu que o produto fere a dignidade de Sarkozy, pois estimula o consumidor a espetar o boneco em referência à idéia de causar dano físico ao presidente; mas negou que isso seja suficiente para suspender sua venda.

Logo, ficou decidido que o boneco pode ser vendido, inclusive em nome da liberdade de expressão, desde que a embalagem explique que espeta-lo fere a dignidade de Sarkozy.

O fabricante do boneco, Tear Prod, vende um modelo parecido, em vermelho, com o rosto da ex-candidata à Presidência do país, Ségolène Royal.

O polêmico vodu de Sarkozy já chegou a liderar as vendas do site de comércio eletrônico Amazon na França.

O vodu é uma religião que remonta ao oeste da África, praticada em partes do Caribe, principalmente no Haiti, em partes do sul dos Estados Unidos.

Fonte: Folha Online