O partido do governo da Turquia conseguiu um acordo com um dos principais partidos de oposição do país para derrubar a proibição do uso de véus islâmicos em escolas e universidades.

O apoio do partido nacionalista MHP significa que o partido Justiça e Desenvolvimento (AK), do primeiro-ministro Recep Tayyip Erdogan, poderá ter o apoio necessário no Parlamento para aprovar uma emenda à Constituição.

Em uma declaração conjunta divulgada pelo AK e pelo MHP, os dois partidos afirmam que concordam que o uso do véu é uma questão ligada aos direitos humanos e à liberdade.

A declaração acrescenta que estão sendo realizados os trabalhos técnicos necessários para a mudança da lei.

Os dois partidos juntos controlam cadeiras o bastante no Parlamento para aprovar a emenda constitucional para a derrubada da lei.

Elite A medida pode irritar a elite secular da Turquia, que acredita que a proibição do uso do véu em prédios públicos é essencial para manter a separação entre religião e Estado.

Generais do Exército, juizes e autoridades das universidades são a favor da proibição do uso do véu em lugares públicos.

Eles argumentam que a liberação do véu vai apenas aumentar a pressão social para que as mulheres se cubram.

Mas pesquisas de opinião no país indicam que o público apóia o fim da proibição, que já dura décadas. Um grande número de mulheres turcas já usa o véu.

Algumas estudantes foram proibidas de entrar em universidades porque estavam usando o véu islâmico.

O partido do governo afirma que este tipo de medida prejudica muito a educação superior e o problema precisa ser resolvido.

Fonte: BBC Brasil

Comentários