O papa Bento XVI fará sua primeira visita à França em setembro, por ocasião do 150º aniversário das aparições de Nossa Senhora de Lourdes, e quer aproveitar a viagem para se reunir com representantes das comunidades judaica e muçulmana, informou hoje a Conferência Episcopal francesa.
A viagem “apostólica” do pontífice à França começará em Paris em 12 de setembro e terminará no dia 15 do mesmo mês no santuário mariano de Lourdes, no sudoeste da França, afirma o órgão em comunicado.
A visita começará em Paris com uma reunião com “as autoridades do Estado” francês, seguida de uma conferência dirigida “ao mundo da cultura” no Colégio dos Bernardinos.
Deste local, irá à catedral de Notre Dame em Paris para oficiar uma celebração e depois lançar uma mensagem aos jovens reunidos na esplanada.
No dia 13, presidirá uma missa na Esplanada dos Inválidos, antes de viajar a Lourdes.
Bento XVI que se reunir em Paris com responsáveis de outras denominações cristãs e representantes das comunidades judaica e muçulmana, precisou a Conferência Episcopal francesa.
Em sua chegada a Lourdes, que lembra este ano o 150º aniversário das aparições de Nossa Senhora à menina Bernadette Soubirous, o papa percorrerá três períodos do caminho do jubileu e, depois da procissão com tochas, se dirigirá aos peregrinos.
No domingo, dia 14, presidirá uma missa solene para os peregrinos e, à tarde, se reunirá com os membros da Conferência Episcopal, antes de concluir a procissão eucarística.
Na segunda-feira, dia 15, Bento XVI percorrerá a quarta etapa do caminho do jubileu e dará a unção aos doentes, antes de voltar a Roma.
Essa é a primeira visita papal à França desde a de seu antecessor, João Paulo II, a Lourdes, em agosto de 2004.
Fonte: EFE