Uma reunião de cúpula entre representantes muçulmanos e católicos será realizada de 4 a 6 a de novembro em Roma, anunciou o Vaticano nesta quarta-feira, acrescentando que o Papa Bento XVI receberá os participantes nesse encontro inédito.

Esta iniciativa, batizada de “foro católico-muçulmano”, reunirá durante três dias 24 autoridades de cada uma duas religiões para um seminário sobre o tema “Amor de Deus, amor ao próximo”, segundo o comunicado assinado conjuntamente pelo cardeal Jean-Louis Tauran, presidente do conselho pontificial para o diálogo inter-religioso, e o xeque Abdal Hakim Mourad, que coordena uma delegação muçulmana no Vaticano.

O encontro é uma resposta ao pedido de diálogo lançado em outubro de 2007 por 138 religiosos muçulmanos do mundo inteiro em uma carta aberta aos representantes do cristianismo.

Esta iniciativa tomada pelo príncipe jordaniano Ghazi bin Muhammad bin Talal permitirá pela primeira vez reunir representantes de diferentes correntes do Islã de 43 países em torno de uma mensagem de paz endereçada aos representantes católicos.

Fonte: AFP

Comentários