O Vaticano abriu seus arquivos secretos e publicará um inédito e exclusivo volume que reúne todos os documentos de um dos grandes julgamentos da história, o que representou o fim da Ordem dos Templários.

No dia 25 de outubro, o Arquivo Vaticano apresentará 799 fiéis reproduções do “Processus contra Templarios”, as atas do processo da Inquisição contra os Cavaleiros do Templo no início do século XIV.

A publicação da obra faz parte da iniciativa “Exemplaria Praetiosa”, que consiste na produção de exemplares com tiragem limitada de obras exclusivas conservadas nos Arquivos Vaticanos.

O projeto prevê a publicação de reproduções fiéis, com todo o luxo de detalhes, desde o uso do pergaminho aos selos dourados, de documentos de grande importância histórica.

O documento agora reproduzido será o “Processus contra Templarios”, a ordem religiosa cujas origens se situam em Jerusalém, por volta de 1119, e que acabou sendo suprimida por Clemente V em 1314 após um longo julgamento.

Participarão da apresentação o Arquivista e Bibliotecário da Santa Igreja Romana, Raffaele Farina, o prefeito regional do Arquivo Secreto Vaticano, Sergio Pagano, e especialistas como o historiador Franco Cardini e o arqueólogo e escritor Valerio Massimo Manfredi.

Fonte: EFE

Comentários