Pesquisadores do Departamento de Tecnologia da Universidade de Haifa, no norte de Israel, conseguiram colocar em 0,5 milímetro quadrado todo o Antigo Testamento mediante um dispositivo de impressão microscópica.

Segundo os participantes da experiência, é a menor Bíblia do mundo. Quase não tem o tamanho da cabeça de um alfinete e inclui as 300 mil palavras do Antigo Testamento em hebraico.

O assessor para programas educacionais do centro universitário, Ohad Zohar, explicou à Agência Efe que o projeto foi idealizado por meio de um sofisticado aparelho que permitiu aplicar a técnica de impressão chamada de Feixe de Íons Focalizado (FIB, na sigla em inglês).

Essa técnica permite gravar em uma superfície diminuta, que neste caso foi de silicone, os íons ou átomos de um metal brando nos quais de forma prévia foi escaneado de forma microscópica um texto.

Zohar afirmou que a execução do projeto teve uma hora de duração e o experimento foi desenvolvido pelo professor Alex Lahav com fins “educativos”, em resposta a uma iniciativa de Uri Sivan, especialista israelense em nanotecnologia.

“Esse tipo de técnica não é nova, é praticada há mais de uma década. O que é novidade é a enorme quantidade de informação que desta vez conseguimos acumular”, comentou Zohar.

“Tratava-se de tentar demonstrar que é possível reduzir um texto complexo e extenso como a Bíblia a um espaço mínimo”, acrescentou.

“Quão pequena podia ser uma Bíblia?”, perguntou-se Zohar, antes de responder que essa premissa serviu para a conquista dos resultados nesse desafio.

“Queríamos superar (o desafio) com o objetivo de estimular os estudantes em nanotecnologia e fazer com que vissem as enormes possibilidades que temos atualmente para armazenar quantidades de informação”.

“Talvez no futuro estabeleçamos um prêmio para quem conseguir fazer uma Bíblia ainda menor”, avaliou.

Segundo Ohad Zohar, a “microBíblia” feita na Universidade de Haifa é a menor do mundo. “Isso nos foi comunicado pelos analistas do livro Guinness de recordes”, assegurou.

“Disseram (do Guinness) que esse recorde demorará ainda algum tempo para se tornar oficial, mas que, até onde eles sabem, se trata, definitivamente, da menor Bíblia do mundo”, acrescentou Zohar.

De acordo com o Guinness, a menor Bíblia de que se tinha notícia ocupa 2,8 por 3,4 centímetros, e seu autor é um professor indiano cuja façanha remonta ao ano de 2001.

“Nossa Bíblia ocupa um espaço infinitamente menor”, afirmou Zohar, que disse ter escolhido para seu projeto o Antigo Testamento porque “não queria um texto qualquer”.

Fonte: EFE

Comentários