Martelo da Justiça sobre uma Bíblia (Foto: Facebook)
Martelo da Justiça sobre uma Bíblia (Foto: Facebook)

Os cristãos no nordeste da Nigéria estão sob tremenda pressão de militantes islâmicos, de acordo com uma advogada local na área. Catherine Yila Kwaltings diz que meninas e mulheres cristãs enfrentam ataques incessantes e sequestros seletivos.

“Como advogada, testemunhei os efeitos amargos das atividades terroristas contra os cristãos”, disse ela. “Aqui no estado de Bauchi, os cristãos estão sofrendo graves perseguições e sequestros por parte de extremistas da região.”

Nos dez anos desde que iniciou a sua prática jurídica em Bauchi, Kwaltings diz que tratou de pelo menos 15 casos diferentes sobre questões de sequestro e outros tipos de violência contra mulheres e jovens cristãs.

No início deste ano, ela tratou recentemente de um caso num tribunal islâmico de uma mulher cristã da cidade de Alkaleri, Bauchi, que foi espancada e ferida no seu local de trabalho, sofrendo lesões físicas graves.

“Fiquei profundamente perturbada com a crueldade que ocorreu contra esta mulher. O homem muçulmano que atacou esta mulher foi preso, julgado e condenado. Felizmente, ele foi condenado a quatro anos de prisão e obrigado a pagar 500.000 nairas (US$ 630) à mulher.”

Kwaltings encontrou muitos casos de sequestro, incluindo um caso significativo em maio de 2023 envolvendo uma menina cristã de 13 anos chamada Grace. Ela foi retirada dos seus pais, levada para a casa de um imã e forçada a converter-se ao Islã.

“Quando soube deste caso, decidi intervir”, disse Kwaltings. “Desafiei os tribunais islâmicos na questão da sua conversão. De acordo com a constituição da Nigéria, indivíduos com menos de 18 anos não podem submeter-se a tal conversão religiosa.”

“Expliquei que mesmo que esta conversão tenha sido por sua própria vontade, como alegaram os líderes, a sua idade demonstrava que ela ainda não era totalmente capaz de tomar esta decisão e precisava de ser devolvida aos seus pais.”

Através da intervenção de Kwaltings, Grace foi devolvida à sua família.

“O meu conselho aos cristãos que enfrentam perseguição na Nigéria é que devemos ser corajosos e falar sempre que somos perseguidos”, disse Kwaltings. “Deixe nossas vozes serem ouvidas. Além disso, devemos tentar ser pacificadores, pois a nossa fé cristã nos ensina a mostrar amor aos outros, assim como Jesus Cristo amou a sua igreja.”

“Apelo aos cristãos de todo o mundo para que fiquem ao lado dos nossos irmãos cristãos quando forem perseguidos”, disse ela.

Folha Gospel com informações de Christian Headlines

Comentários