Um projeto municipal de Munique, capital da Bavária, no sul da Alemanha, pretende trocar o nome da Meiserstrasse, rua que homenageia o bispo protestante Hans Meiser (1881-1956), conhecido por resistir ao nazismo, mas que se recusou a ajudar judeus perseguidos.
As autoridades da cidade – que é governada por uma coalizão Social Democrata e Verdes – propuseram rebatizar a rua. Medidas semelhantes já foram adotadas em outras cidades bávaras, como Nuremberg.
“As suas declarações de tom anti-semita torna seu nome indigno para uma rua de Munique”, disse o líder dos Verdes local, Siegfried Benker.
Contra a decisão da prefeitura de mudar o nome da rua se manifestou em particular o bispo protestante regional Johannes Friedrich, cuja igreja fica exatamente na Meiserstrasse.
Para o bispo, uma mudança no nome da rua seria “uma recusa completa à pessoa de Hans Meiser” e acrescenta que a prefeitura foi “demasiado politicamente correta”.
Meiser nos anos 30 se colocou em defesa da igreja evangélica da Bavária contra o regime nazista e contra os planos de aquisição por parte dos “Cristãos Alemães”, movimento que apoiava as idéias racistas no nacional-socialismo. Ao mesmo tempo, o bispo escreveu artigos anti-semitas, defendendo que “a mentalidade dos judeus tem qualquer coisa de corrosivo e caustivo”.
Fonte: ANSA