Globo do mapa do mundo
Globo do mapa do mundo

No Brasil, 86% se identificam como cristãos. Nos EUA, quase 70% de todos os americanos se identificam como cristãos, embora esse número esteja diminuindo rapidamente, de acordo com pesquisas.

Mas quando se trata do resto do mundo, há muitas pessoas que nunca foram à igreja, leram a Bíblia ou até mesmo reconheceram o nome de Jesus.

Esses grupos de pessoas são considerados os “não alcançados”, disse o Joshua Project, uma organização cristã que acompanha os esforços de evangelismo global entre 17.000 grupos de pessoas em todo o mundo.

Das cerca de 7,7 bilhões de pessoas no planeta, mais de 3 bilhões são consideradas não alcançadas ou menos alcançadas. Desses, aproximadamente 7.000 grupos de pessoas foram categorizados como não alcançados, o que significa que menos de 2% se identificam como cristãos evangélicos e menos de 5% se identificam como alguém que reivindica qualquer forma de religião cristã.

Os recursos do Grupo de Pessoas Não Alcançadas (UPG, sigla em inglês) indicam que pelo menos 2% de uma população é necessária para alcançar um grupo inteiro.

Ao todo, os não alcançados do mundo compreendem quase 42% da população global, de acordo com o ministério de evangelismo global Leste-Oeste.

Vários fatores estão por trás do motivo pelo qual esses grupos não são alcançados, incluindo barreiras físicas, políticas e culturais.

Muitos desses grupos de pessoas vivem em terrenos amplamente inacessíveis ou em cantos distantes do sul da Ásia, Oriente Médio e norte da África, tornando o acesso aos evangelistas extremamente desafiador.

Mas além das barreiras físicas, muitas vezes, os missionários enfrentam dificuldades culturais e políticas – incluindo perseguição – simplesmente por promover o Evangelho em nações e áreas hostis.

As religiões do islamismo, hinduísmo e outras normalmente dominam na maioria dos países onde vivem os UPGs, enquanto outras culturas tendem a desaprovar a conversão ao cristianismo ou outras religiões.

John Maisel, fundador da East-West, acredita que o Reino de Deus avança quando cristãos assume, riscos pelo Evangelho. “O maior deleite de Deus é quando Seus filhos escolhem, pela fé, sair da segurança do barco para encontrá-Lo e seguir Sua liderança”, escreveu no site da missão.

E destacou: “Me mostre um cristão sem paixão por aqueles ao seu redor que estão fora de Cristo, e eu te mostro um cristão sem visão que está na zona de conforto”.

No início deste ano, o pastor americano David Platt também chamou a atenção para a necessidade de preparar missionários, ao citar os mais de 3 bilhões de “não alcançados” em todo o mundo.

“As pessoas estão tão perdidas em Kentucky (EUA) e nos lugares onde a maioria de nós mora quanto no Iêmen”, disse Platt. “A diferença é que existem igrejas em Kentucky e em todos os lugares onde a maioria de nós vive. Igrejas que pregam o Evangelho”.

Folha Gospel com informações de The Christian Post

Comentários