Pastor pregando
Pastor pregando

Um novo estudo do Centro de Pesquisa Cultural da Arizona Christian University descobriu que apenas 37% dos pastores cristãos nos Estados Unidos têm uma cosmovisão bíblica, demonstrando que o despertar espiritual é “necessário tão desesperadamente em nossos púlpitos quanto nos bancos”, segundo o pesquisador.

O estudo nacional de cerca de 1.000 pastores cristãos descobriu que apenas um pouco mais de um terço (37%) dos pastores dos EUA têm uma cosmovisão bíblica. A maioria (62%) possui uma visão de mundo híbrida conhecida como Sincretismo.

O estudo, divulgado na semana passada, mostrou que 41% dos pastores seniores – em comparação com 28% dos pastores associados – têm uma visão de mundo bíblica. Além disso, apenas 13% dos pastores de ensino e 12% dos pastores de crianças e jovens têm uma cosmovisão bíblica.

O nível mais baixo de cosmovisão bíblica estava entre os pastores executivos, com apenas 4% deles mantendo consistentemente crenças e comportamentos bíblicos.

A pesquisa incluiu 54 questões relacionadas à cosmovisão e descobriu que apenas 47% dos pastores têm uma cosmovisão bíblica em relação à família e ao valor da vida; 44% sobre questões relacionadas a Deus, criação e história; 43% em relação às práticas pessoais de fé; 43% quando se trata de questões de pecado, salvação e relacionamento com Deus; 40% referentes ao caráter humano e à natureza humana; e 40% quando se trata de medidas de estilo de vida, comportamento pessoal e relacionamentos.

O estudo, no entanto, observou que não ter uma cosmovisão bíblica não significa adesão a uma cosmovisão concorrente, como o humanismo secular ou o marxismo.

“Na verdade, menos de 1% dos pastores incorporam uma cosmovisão diferente do teísmo bíblico (ou seja, a cosmovisão bíblica)”, disseram os pesquisadores. “Em vez disso, sua visão de mundo predominante é melhor descrita como sincretismo, a mistura de idéias e aplicações de uma variedade de visões de mundo holísticas em uma combinação única, mas inconsistente, que representa suas preferências pessoais. visão de mundo sincrética.”

George Barna, diretor de pesquisa do Centro de Pesquisa Cultural da Arizona Christian University, disse que a visão de mundo de uma pessoa se desenvolve principalmente antes dos 13 anos, depois passa por um período de refinamento durante a adolescência e os vinte anos.

“De uma perspectiva de visão de mundo, os ministros mais importantes de uma igreja são o pastor de crianças e o pastor de jovens”, disse ele. “Descobrir que sete de cada oito desses pastores não têm uma cosmovisão bíblica ajuda a explicar por que tão poucas pessoas nas gerações mais jovens do país estão desenvolvendo um coração e uma mente para os princípios e modos de vida bíblicos, e por que nossa sociedade parece ter corrido descontroladamente na última década, em particular.”

Concluindo, Barna disse: “Deus está no negócio da transformação. Pastores que estão dispostos a permitir que Ele transforme seu pensamento e comportamento podem emergir desse processo como um exemplo poderoso do que pode acontecer quando o coração, mente e alma são entregues Deus. Certamente parece que se a América vai experimentar um reavivamento espiritual, esse despertar é necessário tão desesperadamente em nossos púlpitos quanto nos bancos.”

Outro estudo divulgado pelo Barna Group no mês passado mostrou que mais pastores agora dizem que consideraram deixar seus empregos em comparação com um ano atrás, levados ao desespero pelo estresse, solidão, divisões políticas e outras preocupações, como sua igreja estar em declínio.

A parcela de pastores que consideraram seriamente deixar de estar no ministério em tempo integral no ano passado aumentou de 29% em 2021 para 42% em março deste ano.

Michael Youssef, pastor da Igreja dos Apóstolos em Atlanta, Geórgia, recentemente exortou os pastores a permanecerem firmes na verdade bíblica, já que muitas igrejas estão capitulando à teologia desperta em um esforço para parecerem inclusivas e “amigáveis ​​aos buscadores”.

“O apóstolo Paulo nos diz que veremos os jovens cair no esquecimento, mas não desista do Evangelho, não comprometa a verdade”, disse o pastor egípcio-americano de 73 anos.

“Estamos vendo desconstrução, pastores diluindo o Evangelho e outras coisas acontecendo. Percebi que este é um momento para mim, aos 73 anos, deixar um legado para a geração mais jovem de pastores; é a Palavra de Deus, é o legado do apóstolo Paulo”.

Para discernir quando um pastor é um falso mestre que promove uma teologia diluída versus um biblicamente sólido que se apega às antigas verdades encontradas nas Escrituras, Youssef exortou os fiéis a perguntarem: “Eles levantam Jesus e a cruz de Cristo como a única esperança de salvação, vida eterna e chamar os homens ao arrependimento e as mulheres ao arrependimento de seus pecados e se voltarem para o Senhor? Ou eles simplesmente pregam afirmações?”

Folha Gospel com informações de The Christian Today

Comentários