O arcebispo de Olinda e Recife, dom José Cardoso Sobrinho, completou 75 anos nesta segunda-feira (30) e renunciou ao cargo. O anúncio foi feito em missa de Ação de Graças na Cúria Metropolitana, no bairro da Várzea, Zona Oeste do Recife, pelo aniversário de dom José, que, com essa idade, pelas leis da Igreja Católica, terá que enviar para o Vaticano, na Itália, uma carta comunicando a renúncia.

Isso não significa que dom José deixará imediatamente o arcebispado. Caberá ao papa Bento XVI decidir quando o religioso será afastado da função que ocupa desde outubro de 1985. Também é o papa que vai indicar o sucessor do arcebispo.

De acordo com dom José, a carta segue ainda nesta segunda (30) para a Nunciatura Apostólica, em Brasília, representação do papa no Brasil. A entidade se encarrega de encaminhar o documento para o Vaticano, que enviará uma resposta se aceita ou não a renúncia. Há possibilidade de dom José permanecer como arcebispo por mais tempo, a depender da posição do Vaticano.

No caso de o papa aceitar a renúncia, bispos e padres brasileiros serão consultados sobre o sucessor de dom José. Entre as indicações, serão selecionados três nomes que seguem ao Vaticano para a escolha final. Dom José comunicou, na missa de celebração pelo seu aniversário, que poderá optar por um convento carmelita em qualquer lugar do mundo como nova moradia. O religioso adiantou que Recife e Olinda estão fora de cogitação, para que seu sucessor encontre o caminho livre.

Biografia

Nascido em Caruaru, no Agreste do Estado, o arcebispo pertence à Ordem dos Carmelitas. Ele substituiu dom Hélder Câmara. Nos 23 anos em que está à frente das mais de 80 paróquias pertencentes à Arquidiocese de Olinda e Recife (embora tenha este nome, são 20 municípios submetidos ao arcebispo), dom José é conhecido por decisões polêmicas.

Uma das mais recente foi o afastamento do padre João Carlos Santana, da Paróquia de Água Fria, na Zona Norte, em 2006. Apesar da determinação, o sacerdote recorreu da decisão e permanece na paróquia.

Fonte: JC Online