Cantor gospel Isaias Saad (Foto: Reprodução)
Cantor gospel Isaias Saad (Foto: Reprodução)

Seja por inspirarem virais do TikTok ou por aparecerem na trilha de produções audiovisuais, algumas músicas simplesmente fizeram parte da rotina dos brasileiros no primeiro semestre — inspirando, aliás, milhares de pesquisas no Google sobre suas letras. Mas, afinal, quais foram os hits e cantores por trás dos picos de buscas online em todo o país nos últimos seis meses? A resposta acaba de ser revelada pela Preply, plataforma de idiomas que traz o panorama das canções que mais fizeram as pessoas recorrerem aos mecanismos de busca de janeiro a julho deste ano.

Com destaque para artistas do meio cristão, as letras musicais mais pesquisadas durante a primeira metade de 2023 evidenciam como o gênero gospel vem se firmando como um dos mais consumidos de Norte a Sul. Isso porque, das milhões de buscas feitas em todas as regiões nacionais, pelo menos 20 das músicas com os volumes de pesquisa mais expressivos giraram em torno do mercado religioso, entre louvores protestantes e hinos católicos.

As letras de música mais buscadas no Google no 1° semestre

* Baseado no volume de buscas feitas por brasileiros de janeiro a junho

1. Bondade de Deus (Isaias Saad)

2. Oceanos (Ana Nóbrega)

3. Boa Obra (Valesca Mayssa)

4. Fidelidade (Danielle Cristina)

5. Aleluia (Gabriela Rocha)

6. Eu Navegarei (Gabriela Rocha)

7. O Escudo (Voz da Verdade)

8. Deus Proverá (Gabriela Gomes)

9. Os Planos de Deus (Samuel Messias)

10. Salve Rainha (Iahweh)

11. Yeshua (Fernandinho)

12. Existe Vida Aí (Sued Silva)

Encabeça o topo do ranking semestral a canção “Bondade de Deus”, do artista Isaías Saad, com mais de 380 mil buscas online. Logo em seguida, aparecem outros sucessos como “Oceanos”, de Ana Nóbrega, e “Boa Obra”, de Valesca Mayssa, ambas com milhões de visualizações em plataformas como o Youtube e Spotify.

Já entre os hinos popularmente conhecidos entre os católicos, uma música devocional também faz parte da lista: “Salve Rainha”, versão cantada da oração de mesmo nome. As pesquisas, nesse caso, se restringem à canção da banda de rock e metal cristão Iahweh, lançada em 1996.

Vale dizer que, em comparação com os demais gêneros musicais, nem mesmo o sertanejo ou funk — dois dos mais populares no país — afetaram o destaque dos cantores gospel nas pesquisas. Na verdade, curiosamente, foi o projeto infantil Mundo Bita aquele cujas letras mais interessaram os brasileiros, especificamente a música “Fazendinha”.

As letras de música mais buscadas no Google no 1° semestre (continuação)

* Baseado no volume de buscas feitas por brasileiros de janeiro a junho

13. Árvore Cortada (Valesca Mayssa)

14. Ofício de Nossa Senhora (Canção Nova)

15. Lugar Secreto (Gabriela Rocha)

16. Eu Cuido De Ti (Canção & Louvor)

 17. Santo Espírito (Laura Souguellis)

18. Espírito Santo (Fernanda Brum)

19. Dias de Guerra (Valesca Mayssa)

20. João 20 (Luigi Natalino) 

21. Fazendinha (Mundo Bita) 

22. Alívio (Jessé Aguiar)

23. Cardigan (Taylor Swift) 

25. Sozinho (Caetano Veloso)

A cantora norte-americana Taylor Swift, constante nas listas de mais ouvidas, é o único nome internacional a integrar as letras mais buscadas no Brasil. Com a chegada de sua nova turnê em terras brasileiras, a canção “Cardigan” registrou cerca de 90 mil buscas de Norte a Sul, provavelmente feitas por fãs que já se preparam para cantar o hit em algum dos seis shows entre São Paulo e Rio de Janeiro. 

Metodologia

Para desvendar as canções de maior interesse no país, foram consideradas cerca de 10 milhões de pesquisas no Google realizadas por brasileiros entre os dias 1 de janeiro e 30 de junho de 2023. A investigação foi pautada pela expressão “letra da música” e suas variações, abrangendo todas as buscas relativas ao segmento nas cinco regiões nacionais. Em seguida, artistas e suas músicas foram dispostos em um ranking baseado no volume total de buscas entre janeiro e junho deste ano.  

Sobre a Preply 

A Preply é uma plataforma online de aprendizagem que conecta milhões de professores nativos a alunos de todo o mundo. A empresa fundada em Kiev, na Ucrânia, e que conta com escritórios em Barcelona, Espanha, já alcançou mais de 140 mil professores que ensinam 50 idiomas em 203 países ao redor do planeta. A solução proporciona uma relevante e eficiente experiência de aprendizado a preços justos. Mensalmente, a Preply realiza pesquisas nas áreas de educação, mercado, estilo de vida e outros temas relevantes para o mundo globalizado.

Comentários