Bruna Tavares, participante do Big Brother Brasil que estréia hoje na Rede Globo, freqüenta a Igreja Irmãos Menonita há cerca de um ano. A igreja fica a poucos metros da sua residência em Taió. Você concorda com a participação de evangélicos no Big Brother Brasil? Vote na nossa enquete. Você ainda pode deixar seu comentário.

A igreja é a mais próxima de sua casa, em linha reta fica a cerca de 200 metros da residência da Big Brother Taioense. Em Taió existe dois templos da congregação Menonita, um fica na localidade de Ribeirão Pinheiro no interior do município.

Bruna freqüentava a igreja na rua Albert Kindel no Bairro Victor Konder, onde reside a família Tavares. Em sua pagina do Orkut ela participa de algumas comunidades ligadas a religião, como “eu rezo todos os dias”.

Os Menonitas (ou Menonnitas) são um ramo dos Anabatistas, movimento religioso surgido na Europa na época da Reforma. O testemunho pessoal e a perseguição religiosa levaram os anabatistas e a nova doutrina a diferentes países da Europa, surgindo inúmeras igrejas inicialmente na Prússia (atual Alemanha), Áustria e Holanda. Neste último, um dos grandes líderes anabatistas foi Menno Simons (1496-1561), cuja influência sobre o grupo foi tão profunda que seus adversários passaram a chamar aos anabatistas de “menonitas”.
Em 1788, a convite de Catarina, a Grande, imperatriz da Rússia, agricultores menonitas da Prússia emigraram para a Ucrânia, no sul da Rússia. Com o passar do tempo, surgiram muitas colonizações menonitas que lutaram pelo seu bem-estar espiritual, cultural e material em diversas regiões da Rússia européia e asiática.

A Igreja Evangélica Irmãos Menonitas

Em meados do século passado, o pastor evangélico Eduardo Wuest veio da Alemanha trabalhar entre seus conterrâneos que moravam no sul da Rússia, próximo à colônia menonita de Molotschna. Simultaneamente, este pastor passou a dirigir estudos bíblicos nas igrejas menonitas.

Tanto o evangelho pregado pelo pastor Eduardo Wuest como a literatura religiosa ao pietismo de Wuerttemberg, na Alemanha, movimento de avivamento com ênfase na regeneração e santificação, encontraram boa aceitação junto a muitos que, insatisfeitos com o estado das igrejas, almejavam uma vida renovada.
O resultado foi um reavivamento espiritual na região, que resultou na Igreja Irmãos Menonitas, fundada em 06 de janeiro de 1860. Chamavam-se de irmãos porque os crentes ao Novo Testamento assim eram chamados (Fil. 4:1; l Pe 2:17).

Através da imigração, a Igreja Irmãos Menonitas expandiu-se para as Américas do Norte e do Sul. Em cumprimento à grande comissão do Senhor Jesus: “lde por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura” (Marcos 16: 15), muitos missionários da América do Norte foram a outros países, especialmente da África e da Ásia, proclamar o evangelho da salvação. Assim, quando em 1930 um grupo de menonitas de origem alemã veio da Rússia ao Brasil, o trabalho de pregação do evangelho foi iniciado com auxílio dos irmãos da América do Norte.

ENQUETE: Você concorda com a participação de evangélicos no Big Brother Brasil? Vote na nossa enquete. Você ainda pode deixar seu comentário

Fonte: O Barriga Verde

Comentários