Bispo anglicano Robinson Cavalcanti e sua esposa
Bispo anglicano Robinson Cavalcanti e sua esposa

O bispo anglicano, Dom Edward Robinson Cavalcanti, 67, e sua esposa, foram assassinados pelo próprio filho em sua casa, na cidade de Olinda, Pernambuco.

Um crime chocante abalou a comunidade cristã neste domingo, 26. O bispo anglicano, Dom Edward Robinson Cavalcanti, de 64 anos, e sua esposa, a professora aposentada Mirian Nunes Machado Cotias Cavalcanti, foram assassinados pelo próprio filho em sua casa, na cidade de Olinda, Pernambuco.

“Lamento profundamente o ocorrido. Rogo a Deus que console a família, bem como os amigos, em virtude de tão grande perda”, falou o pastor Renato Vargens, da Igreja Cristã da Aliança em Niterói, ao The Christian Post.

Renato comentou sobre Robinson, um bispo de grande sabedoria cristã, que também exercia as funções de cientista político e ex-reitor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), além de frequente colaborador do The Christian Post.

“Conheci o Bispo Robinson há alguns anos e a última vez que o encontrei fui num seminário sobre violência promovido pelo Rio de Paz na cidade do Rio de Janeiro. Li muitos de seus textos, dentre estes, o mais famoso, ‘Cristianismo e Política’”, lembrou o pastor.

Eduardo Olímpio Cotias Cavalcanti, filho e autor do assassinato do casal, era usuário de drogas e atacou o pai em seu quarto com uma faca. Em seguida investiu contra sua mãe, que tentava intervir na briga entre os dois.

Ambas as vítimas não resistiram e morreram logo em seguida. Eduardo, após o atentado contra seus pais, tentou se matar esfaqueando a si mesmo e fazendo uso de remédios. Ele foi levado para o Hospital da Restauração (HR) por uma viatura da Polícia Militar e está internado para avaliação física e psicológica.

A tia do bispo Cavalcanti, de 78 anos, também estava na casa e assistiu ao crime, mas não sofreu nenhum tipo de violência física.

Segundo investigações de policiais do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), foram encontradas facas e drogas dentro da casa. A motivação para o crime ainda não foi descoberto.

Segundo a sobrinha do bispo, Lúcia Fora Ferreira, a família estava feliz com o retorno do rapaz dos Estados Unidos, onde ele morava desde os 16 anos de idade. Após ser preso por envolvimento com drogas e pequenos delitos, e ter um processo de deportação aberto devido aos seus atos ilegais, ele decidiu pela volta ao Brasil há apenas 15 dias.

“Ele nunca vinha visitar os pais, eram sempre eles que iam aos Estados Unidos para visitá-lo. Era um jovem muito dócil, apesar de ser irresponsável e ter um comportamento infantil. Teve três filhos com mulheres diferentes, mas nunca tinha feito mal a ninguém”, disse Lúcia ao Jornal do Commercio.

O bispo vai deixar saudade pela excelência que praticou em todos os campos de sua carreira. Robinson foi bispo diocesano da Igreja Episcopal Anglicana, sendo destacado pela instituição para proferir palestras nsa Organizações das Nações Unidas.

Na política, ele foi ex-deputado pelo Partido dos Trabalhadores (PT), e coordenou a campanha regional do ex-presidente Lula para presidente da República, que, inclusive, o visitava em sua residência.

Seus ensinamentos foram para além das igrejas, quando atuou como professor de Ciência Política, na Faculdade de Filosofia do Recife (Fafire), Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Veja a nota de falecimento emitida pela Igreja Anglicana:

É com grande pesar que a Igreja Anglicana – Diocese do Recife, comunica o trágico falecimento do Reverendíssimo Bispo Diocesano, Dom Edward Robinson de Barros Cavalcanti, e de sua esposa Miriam Cavalcanti, ocorrido neste domingo 26/02/2012 por volta das 22h na cidade de Olinda-PE.

A família diocesana agradece a Deus pela vida e devotado ministério do seu Pai em Deus, pastor, mestre e amigo, um verdadeiro profeta e mártir do nosso tempo, que lutou pela causa do evangelho de Cristo, por Sua igreja, bem como pela Comunhão Anglicana, e que contou sempre com sua esposa que, como fiel ajudadora, o apoiou em todos os anos de seu ministério.

Partiu para a Eternidade deixando um legado de serviço, amor e firmeza doutrinária, pelos quais essa Diocese continuará.

Oportunamente estaremos divulgando dia, horário e local do seu sepultamento.

Revmº Bispo Evilásio Tenório – Bispo Sufragâneo Eleito

Revmº Bispo Flávio Adair – Bispo Sufragâneo Eleito

Rev. Márcio Simões – Presidente do Conselho Diocesano

Folha Gospel com informações de The Christian Post

Comentários