Mais de 600 bispos anglicanos de todo o mundo, dentre eles dez brasileiros, participaram no último domingo, 27, de uma marcha nas ruas de Londres em prol das chamadas Metas do Milênio estabelecidas pela Organização das Nações Unidas.

A passeata começou ao lado do Parlamento britânico, cruzou a Lambeth Bridge e terminou no Palácio de Lambeth, residência do arcebispo de Cantuária, dom Rowan Williams, que recebeu os demais bispos para almoço. Durante a marcha, os integrantes – dentre eles Renato Raatz da Diocese de Pelotas, que compreende também o município do Rio Grande – portavam cartazes alusivos às Metas do Milênio: erradicação da pobreza; todas as crianças na escola; Justiça, paz e fim da violência contra as mulheres.

Durante o percurso, recebiam aplausos de simpatizantes. Já na Universidade de Kent, vizinha da Cantuária, eles participam da 14ª Conferência de Lambeth, que se estende até o dia três de agosto e este ano estuda especialmente a missão de evangelizar.

A Comunhão Anglicana reúne cerca de 80 milhões de pessoas distribuídas em 38 Províncias. A brasileira se chama Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, com cerca de 100 mil membros nas suas nove Províncias e um Distrito Missionário.

Fonte: Jornal Agora