Brian Houston renunciou formalmente ao cargo de Pastor Sênior Global da Igreja Hillsong depois que uma investigação interna descobriu que ele “violou o Código de Conduta do Pastor Hillsong”.
O fundador da Hillsong já estava de licença enquanto se prepara para ser julgado por acusações de que ele supostamente ocultou o conhecimento do abuso sexual cometido por seu pai.
As conclusões de duas investigações sobre sua conduta foram tornadas públicas na semana passada. Em um comunicado, o Conselho Global disse que Houston havia entrado no quarto de hotel de uma mulher que não era sua esposa sob a influência de “medicação ansiolítica além da dose prescrita, misturada com álcool” e enviou um texto “inapropriado” para um membro da equipe da Hillsong que posteriormente renunciou.
Em uma declaração conjunta nesta quarta-feira, os conselhos da Hillsong Global e da Austrália disseram que aceitaram sua renúncia e pediram orações pela família Houston.
“Entendemos que haverá muita emoção com esta notícia e todos compartilhamos esses sentimentos. Independentemente das circunstâncias em torno disso, todos podemos concordar que Brian e [esposa] Bobbie serviram a Deus fielmente por muitas décadas e que seu ministério resultou em milhões de pessoas em todo o mundo sendo impactadas pelo poder, graça e amor de Jesus Cristo”, disse o comunicado.
“Hillsong Church nasceu da obediência e compromisso de Brian e Bobbie com o chamado de Deus e somos extremamente gratos por tudo que Brian e Bobbie deram para construir Sua casa.
“Pedimos que continuem a orar por eles e por toda a família Houston durante este período desafiador”.
A declaração acrescentou que “uma mudança é necessária” e que a Igreja está realizando uma revisão independente de sua governança.
“Como você pode perceber, ainda há muito a ser feito e nossa liderança da igreja continua buscando a Deus por Sua sabedoria enquanto traçamos o curso para o futuro”, continuou a declaração.
“Reconhecemos que a mudança é necessária. Nos comprometemos com uma revisão independente de nossa estrutura e processos de governança, entendendo que este é um momento de humilde reflexão e estamos comprometidos em fazer o que for necessário para garantir que Deus seja honrado e nossos olhos estejam fixo em Jesus.
“Valorizamos seu apoio e orações contínuos. Também estamos orando por toda a nossa família da igreja neste momento”.
Folha Gospel com informações de The Christian Today