Evangelismo na Tailândia. (Foto: Baptist Press)
Evangelismo na Tailândia. (Foto: Baptist Press)

Grant e Mercy Merrell* são missionários em Isaan, na Tailândia, e serviram no Conselho de Missões Internacionais dos Batistas do Sul por 24 anos.

Antes de cumprir o chamado no campo, o casal estava envolvido em missões locais evangelizando pessoas do Sudeste Asiático por meio da Primeira Igreja Batista de Houston no Texas.

Através dessa experiência, eles sentiram o desejo de alcançar o Sudeste Asiático com o Evangelho.

Mercy é natural do Laos, um país que faz fronteira com a Tailândia e sentiu seu coração queimar para alcançar o seu próprio povo.

Segundo o Baptist Press, antes de chegar à Tailândia, os Merrells serviram quatro anos no ministério local na Igreja Batista Catawba, nos Estados Unidos.

Depois o casal se mudou para as florestas do Peru e passou 12 anos plantando igrejas onde viu muitos frutos.

“Uma noite estávamos na nossa rede em uma comunidade tribal Asheninka e fomos dominados por uma sensação de liberdade para seguir em frente e tomar a decisão de sair do Peru”, disse Grant.

“Então, realmente sentimos que era uma confirmação do Senhor”, acrescentou ele.

Missão na Tailândia

Logo, o casal se mudaram para a Tailândia, onde servem há 11 anos. Eles dirigem cerca de 48 quilômetros para ministrar em pequenas aldeias.

Grant contou que eles estão trabalhando com produtores de arroz na zona rural do nordeste da Tailândia. Para ele, a tarefa mais difícil, foi aprender uma nova cultura e um novo idioma.

Além disso, o missionário explicou que existe uma dificuldade para compartilhar o Evangelho com o povo da Tailândia, pois a maioria da população é budista.

Grant informou que o cristianismo é considerado uma religião de estrangeiros no país. Entre as 20 províncias que compõem Isaan, menos de 1% são cristãos. Ele contou que a maioria já ouviu falar de Jesus, mas não sabe o que significa segui-lo.

De acordo com Grant, propagar o Evangelho na Tailândia é um processo longo que envolve a necessidade de criar um relacionamento.

“Paciência, consistência e viver fielmente para Cristo são ingredientes importantes”, disse ele.

Estratégia de evangelização

O trabalho evangelístico de Mercy e Grant consiste em visitas às aldeias, eventos e duas outras estratégias: uma ação social que oferece exame oftalmológico e grupo de costura.

O casal, junto com outros integrantes da equipe, visita a casa dos inscritos para realizar um exame oftalmológico.

Se houver a necessidade de um óculos, os Merrells o fornecem e agendam uma consulta de check-up.

“Durante as visitas nos sentamos e compartilhamos o Evangelho com cada pessoa em sua casa”, explicou Grant.

O atendimento oftalmológico começou há oito meses, e Grant contou que nesse período, cerca de 35 pessoas receberam Jesus em suas vidas.

“O povo tailandês normalmente responde ao Evangelho um por um ao longo de um bom tempo”, disse ele.

A empresa de costura feminina “Thai Country Trim”, fundada por missionários do IMB há 40 anos, também está auxiliando Grant e Mercy no cumprimento da missão.

As mulheres costuram adereços que são distribuídos para países como França, Inglaterra e EUA.

Uma mulher chamada Sue participava do grupo de costura que se reunia na casa dos Merrell.

Grant testemunhou que o coração dela estava sendo tocado por Deus. Segundo ele, Sue conversou com outra mulher sobre a possibilidade de “se converter à fé cristã”.

Então, de acordo com a Baptist Press, Grant as batizou em um evento de Natal na presença de seus colegas incrédulos.

“Isso foi algo muito ousado para eles, defender Cristo diante de tantos descrentes”, concluiu Grant.

*Nomes alterados por motivo de segurança

Fonte: Guia-me com informações de Baptist Press

Comentários