Motivadas pela crise dos presídios, deflagrada em maio passado em várias prisões, de modo especial em São Paulo, disseminando pânico e insegurança, a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) e a Lifewords vão distribuir a publicação “O sonho de liberdade” para 75 mil detentos no país.

“Apesar de todas as medidas judiciais e policiais adotadas, o poder público não está conseguindo fazer o trabalho de recuperação das pessoas presas. E, por isso, acho que nós podemos e devemos ajudar”, explicou o diretor de Desenvolvimento Regional para a América Latina da Lifewords, Davi Kruklis.

A iniciativa integra a campanha “Compromisso com a paz”, definida pelas duas organizações. A campanha pretende captar 100 mil reais, numa primeira etapa, para, com tais recursos, distribuir a publicação que leva a Palavra de Deus à população carcerária. O livreto tem 16 páginas, impresso a cores, é de fácil leitura e remete para versículos da Bíblia.

“Independente do credo de cada um, é importante que as pessoas que estejam privadas de sua liberdade encontrem alento e esperança na Palavra de Deus. Por isso, este trabalho junto à população carcerária não é apenas um desafio missionário, mas é também uma necessidade social das mais urgentes”, disse o diretor executivo da SBB, Rudi Zimmer.

A SBB tem 94 voluntários que levam a mensagem bíblica a presídios. Esse contingente é pequeno para alcançar os 296,9 mil presos, segundo dados de 2005 do Ministério da Justiça, nas cadeias brasileiras. “Os próprios presos trabalham e distribuem esse material dentro das prisões”, arrolou para a ALC o secretário de Comunicação Social da SBB, Erní Seibert.

A publicação propõe ao detento uma reflexão sobre a situação em que vive e lembra que “onde o Espírito do Senhor está presente, aí existe liberdade”, sugerindo que ele leia a Bíblia, iniciando a leitura com o Evangelho de João. “Isso é parte do plano de Deus para a sua vida de liberdade”, destaca.

Em 2005, a Ação Social Carcerária da SBB esteve presente em 49 instituições penais, em 15 Estados da Federação. A Campanha “Compromisso com a paz” informa que a cada ano morrem 40 mil pessoas no país vítimas de arma de fogo. Em 2003, segundo dados da Secretaria Nacional de Segurança Pública, foram registrados 6,7 milhões de ocorrências policiais, das quais 34,5% ocorreram nas capitais.

Às vezes basta “um pequeno gesto e uma palavra para mudar essa realidade”, sinaliza material promocional da campanha. Conhecida até o ano passado como Scripture Gift Mission (SGM), a Lifeword foi fundada em 1888, e distribui porções bíblicas nos cinco continentes, em 1.040 línguas. Ela está no Brasil desde 1997, e é parceira da SBB, entidade que tem por objetivo traduzir, produzir e distribuir a Bíblia a toda a população.

Fonte: ALC

Comentários