Cissy Houston, a cantora gospel e diretora de coral da igreja, ganhadora de dois prêmios Grammy, mãe da falecida cantora pop e atriz icônica Whitney Houston, morreu. Ela tinha 91 anos.
Nascida Emily Drinkard em 30 de setembro de 1933, Cissy Houston morreu em sua casa em Newark, Nova Jersey, às 10h30 da manhã desta segunda-feira, 7 de outubro, cercada pela família.
Ela estava sob cuidados paliativos para a doença de Alzheimer, disse sua família em uma declaração compartilhada nas redes sociais. Eles chamaram a morte da cantora de um momento de “profunda tristeza”.
“Nossos corações estão cheios de dor e tristeza. Perdemos a matriarca da nossa família”, disse a nora Pat Houston.
“Mãe Cissy tem sido uma figura forte e imponente em nossas vidas. Uma mulher de profunda fé e convicção, que se importava muito com a família, o ministério e a comunidade. Sua carreira de mais de sete décadas na música e no entretenimento permanecerá na vanguarda de nossos corações. Suas contribuições para a música popular e a cultura são inigualáveis”, acrescentou Pat Houston. “Somos abençoados e gratos por Deus ter permitido que ela passasse tantos anos conosco e somos gratos por todas as muitas lições de vida valiosas que ela nos ensinou. Que ela descanse em paz, ao lado de sua filha, Whitney, e da neta Bobbi Kristina e outros queridos membros da família.”
A família agradeceu ao público pelo “generoso apoio”, mas pediu privacidade durante o luto.
A New Hope Baptist Church em Newark, onde Cissy Houston serviu como diretora de coral por mais de 50 anos, também anunciou sua morte. A congregação está se preparando para “celebrar sua vida”.
“O pastor Joe A. Carter e os membros da The New Hope Baptist Church anunciam tristemente o falecimento de nossa querida Dra. Emily Cissy Houston”, disse a igreja em uma declaração na segunda-feira à noite. “A Dra. Houston serviu a The New Hope Baptist Church por mais de 50 anos, e somos muito gratos por sua vida e legado. Por favor, mantenham sua família e amigos em oração, enquanto nos preparamos para celebrar sua vida.”
Houston, que passou décadas como uma figura influente na música gospel americana, ganhou prêmios Grammy na categoria soul gospel tradicional por seus álbuns “Face to Face” em 1997 e “He Leadeth Me” em 1999.
Ela também foi uma cantora de soul reconhecida que forneceu vocais de apoio para estrelas como Aretha Franklin e Elvis Presley. Além de sua filha icônica Whitney Houston, que morreu em 2012, Cissy Houston fazia parte de uma família de cantores de sucesso que inclui suas sobrinhas Dee Dee Warwick e Dionne Warwick e a renomada soprano Leontyne Price.
Quando a notícia de sua morte se espalhou na segunda-feira à noite, muitos na indústria do gospel e do entretenimento fizeram declarações públicas lamentando sua morte.
“Minhas mais profundas condolências a toda a família de Mama Cissy Houston. Depois que Whitney faleceu, a Sra. H e eu conversamos pelo menos uma vez por mês até que ela ficou muito doente”, escreveu o cantor gospel Kurt Carr em uma declaração no Facebook . “Que bênção e privilégio foi conhecê-la e receber toda a sua sabedoria sobre a vida, a igreja, o mundo da música, Elvis lol, e sua fenomenal garotinha Whitney. Descanse bem, Mama Cissy… Grande é sua recompensa.”
Outros, como o magnata da mídia Tyler Perry, lamentaram a morte de três gerações de mulheres na família de Houston, citando Whitney Houston e a filha de Whitney, Bobbi Kristina Brown, que morreu em 2015, aproximadamente três anos após a morte de sua mãe.
“É difícil acreditar que todas as três gerações dessas mulheres já faleceram. Hoje, com o coração humilde e muita tristeza, digo adeus à incrível Cissy Houston. Que voz, que risada, que coração. Descanse bem nos braços do Jesus sobre o qual você nos falou”, escreveu Perry no Facebook.
Em uma declaração à People, Bobby Brown, ex-genro de Cissy Houston, também prestou homenagem.
“Enviando amor e bênçãos à família Houston por essa grande perda”, disse Brown. “Que ela descanse em Paz e Poder. Os Browns.”
Folha Gospel com texto original de The Christian Post