A Catedral da Cantuária (em inglês Canterbury), uma das mais antigas da Inglaterra, construída no século VI, corre o risco de ser completamente destruída, devido à poluição e corrosão que a ameaçam.

[RW align=right]submarino[/RW]

As autoridades do edifício lançaram uma campanha internacional para arrecadar cerca de US$ 100 milhões, que servirão para restaurar e conservar o monumento arquitetônico.

A catedral, que também foi sede da Igreja Anglicana no mundo, foi fundada em 597 pelo missionário Agostinho e foi cenário da morte de Thomas Becket em 1170.

Após ter sobrevivido aos bombardeios alemães durante a Segunda Guerra Mundial, o edifício é ameaçado agora pela poluição e corrosão do ar, que destrói seus pilares e alicerces medievais.

Allan Willett, presidente do grupo responsável pelo imóvel, declarou que após ter sobrevivido 900 anos turbulentos, a catedral enfrentará “anos mais perigosos”.

Nesse sentido, o decano da Catedral da Cantuária, o reverendo Robert Willis, declarou que serão utilizados “todos os caminhos possíveis para arrecadar fundos” para salvar o precioso edifício da erosão.

A catedral está localizada no sudeste da Inglaterra e é o principal centro religioso do país por ser a sede do arcebispo da Cantuária, líder espiritual da Igreja Anglicana.

Foi um importante centro de peregrinação durante a Idade Média, e se tornou célebre na obra “Os Contos da Cantuária”, de Geoffrey Chaucer.

Fonte: ANSA

Comentários