A primeira reação vinda do âmbito cristão diante da surpreendente mensagem do presidente Fidel Castro, que na noite desta segunda-feira delegou provisoriamente suas responsabilidades políticas, militares e de Estado por motivos de doença, foi oferecida pelo Centro Memorial Martin Luther King, em Havana, capital de Cuba.

O Centro presidido pelo pastor da Igreja Batista e deputado nacional, Raúl Suárez Ramos, divulgou nota, nesta terça-feira, manifestando solidariedade ao presidente cubano e colocando-se à disposição “dos companheiros a quem Fidel delegou suas múltiplas responsabilidades e cargos provisoriamente”.

O líder cubano sofreu uma crise intestinal aguda e foi submetido a uma complicada cirurgia poucos dias depois de seu retorno de Córdoba, Argentina, onde participou da Cúpula do Mercado Comum do Cone Sul (MERCOSUL).

“A força da nossa fé e de nossos valores éticos, morais e espirituais que sustentaram nosso compromisso e lealdade ao projeto socialista cubano, a colocamos, mais uma vez, à disposição de nosso povo e da Revolução”, afirma o breve comunicado do organismo ecumênico.

A nota pede aos “irmãos e irmãs das diferentes comunidades religiosas do país e do mundo a se unirem em oração pela saúde do presidente”. Também clama pela defesa do direito do povo cubano de viver em paz e segurança.

O Centro Martin Luther King alerta que a atual administração dos Estados Unidos não renunciou seus projetos hegemônicos e reitera a plena confiança e esperança pelo presente e o futuro do povo cubano e do projeto social que apoiou durante 47 anos, desde o triunfo da revolução, em 1959.

Fonte: ALC

Comentários