Comunidade da África com a Bíblia traduzida em seu idioma. (Foto: Reprodução/Premier)
Comunidade da África com a Bíblia traduzida em seu idioma. (Foto: Reprodução/Premier)

Novos números divulgados pelos tradutores da Bíblia Wycliffe descobriram que 252 milhões de pessoas não têm acesso à Bíblia em seu próprio idioma.

A organização disse que isso equivale a 3.969 idiomas que ainda não chegaram à Bíblia.

James Poole, diretor executivo da Wycliffe, disse que isso mostra que ainda há muito trabalho a fazer.

“É por isso que Wycliffe continua trabalhando com urgência para traduzir a palavra de Deus em todas essas línguas”, declarou.

Apesar disso, os números anuais da Wycliffe mostram muito progresso.

Entre os destaques, estão agora 698 idiomas com a Bíblia completa (acima de 683 em 2018) e 1.548 idiomas com um Novo Testamento completo (acima de 1.534).

Outros 1.138 têm algumas partes traduzidas da Bíblia (acima de 1.133).

Peter Brassington, que compila as estatísticas, disse: “Esses são números encorajadores e representam o tremendo trabalho que as equipes de tradução estão realizando em todo o mundo.

“As mudanças ano a ano nem sempre parecem dramáticas à superfície, mas a tradução da Bíblia exige um esforço dedicado e de longo prazo, e as traduções concluídas agora muitas vezes começaram há muitos anos. Entrei para a Wycliffe em 1996: o número de idiomas em que existem é uma Bíblia completa dobrou naquele tempo”, explica.

Wycliffe disse que também há traduções ativas ou trabalhos preparatórios em 2.617 idiomas em 161 países.

Poole disse que toda vez que uma tradução é concedida é uma ocasião importante.

“Mais uma vez, vimos que quando as pessoas colocam seu Novo Testamento ou Bíblia em seu idioma, isso faz muita diferença”, disse ele.

“Ver a alegria e a empolgação com as dedicações dos Novos Testamentos de Keliko, Wamey e Nyakyusa nos últimos 12 meses me lembra o quanto significa para as pessoas terem as Escrituras em seu idioma”, testemunhou.

“À medida que as pessoas leem a palavra de Deus com total entendimento, elas são transformadas de uma maneira muito mais profunda”, afirmou Poole.

Segundo as estatísticas, o número de idiomas ativos (incluindo idiomas de sinais) no mundo é de 7.353.

Fonte: Guia-me com informações de Premier